O Jeans Segundo os Brasileiros

O Jeans Segundo os Brasileiros

Democrático, jovem e necessário. Confira este estudo especial do IEMI, saiba o que pensam os consumidores e quais tendências podem agregar valor à sua marca!

Neste material, trazemos as principais informações da recém-lançada pesquisa do IEMI – Inteligência de Mercado, conduzida junto à Vicunha. O estudo ouviu 800 consumidores de moda, de todos os perfis e regiões do país. Confira a seguir os principais dados com análise de dois super especialistas: Marcelo Villin Prado, diretor do IEMI, e Lorena Botti, cool hunter da Vicunha.

“Hoje a juventude está cada vez menos associada à idade e mais à atitude das pessoas. Os “baby boomers” (nascidos até a década de 1960), por exemplo, possuem mais acesso à tecnologia e estão mais inseridos na sociedade. Junto a isso estão a maior expectativa de vida e saúde, tudo isso faz com que as pessoas mais velhas estejam mais jovens”. – Lorena Botti | Vicunha

0 %
dos brasileiros afirmam que o jeans é a peça mais democrática, pertencendo a todas as idades.

“O mercado está aquecido em 2021 e a expectativa é de um aumento da receita no varejo de jeanswear na ordem de 3,3 bilhões. E as marcas que fizerem um bom trabalho junto ao consumidor tendem a aumentar suas vendas”. – Marcelo Villin Prado | IEMI

O País passou por muitas mudanças recentes. Seja por causa da pandemia ou da digitalização, a sociedade vem cultivando novos hábitos e enxergando novas necessidades. Mas apesar de todas as transformações, uma coisa é fato: o jeans continua sendo um produto vivo, atual e desejado no Brasil! 

Conheça também a cadeia produtiva e o varejo do jeanswear no Brasil.

O Brasil detém umas das principais cadeias produtivas do jeanswear no mundo: ampla, integrada e diversificada, englobando desde a produção das fibras até a confecção das roupas, sustentada por uma gama de grandes indústrias de fios, tecidos e acabamentos, qualificadas entre as mais modernas e competitivas do planeta.

Com uma estrutura produtiva dessa monta, a oferta de jeanswear no Brasil conta com um potencial ilimitado de crescimento que, em condições normais de mercado, está apta a suprir todos os anseios da moda e do consumo local. Para as exportações, variáveis exógenas ao mercado ainda funcionam como barreiras, como a instabilidade do câmbio, custos Brasil e de exportação, além da falta de acordos mais amplos para acesso dos produtos brasileiros aos mercados mais relevantes.

Neste vídeo, Bárbara Castro – Gerente de negócios do IEMI, faz uma breve apresentação sobre a importância do Jeanswear no Brasil. Confira!

Reproduzir vídeo

O Brasil detém umas das principais cadeias produtivas do jeanswear no mundo: ampla, integrada e diversificada, englobando desde a produção das fibras até a confecção das roupas, sustentada por uma gama de grandes indústrias de fios, tecidos e acabamentos, qualificadas entre as mais modernas e competitivas do planeta.

Com uma estrutura produtiva dessa monta, a oferta de jeanswear no Brasil conta com um potencial ilimitado de crescimento que, em condições normais de mercado, está apta a suprir todos os anseios da moda e do consumo local. Para as exportações, variáveis exógenas ao mercado ainda funcionam como barreiras, como a instabilidade do câmbio, custos Brasil e de exportação, além da falta de acordos mais amplos para acesso dos produtos brasileiros aos mercados mais relevantes.

Nesse momento, o nosso foco se concentrará no comportamento dos consumidores brasileiros frente a essa linha de produto que, sozinha, já responde por 11,3% do consumo de roupas no varejo nacional, tendo movimentado quase R$ 22 bilhões em 2020, mesmo com o mercado de moda sob os efeitos da pandemia.

R$ 0 bilhões
movimentados em 2020

Com uma demanda dessa importância e com um patrimônio de quase 6.000 indústrias e mais de 100 mil empregos alocados na produção dessa linha de produtos, o Brasil tem muito que se beneficiar do sucesso desse setor.

E o principal desafio aqui é saber o que pensam os brasileiros sobre o jeanswear, em especial os usuários “amantes da moda”, que funcionam como os grandes propagadores de tendências de consumo desse produto, e os mais jovens, que irão compor a grande massa de consumidores nos próximos 10 anos.  

Para responder a essa pergunta, o IEMI se juntou a dois grandes parceiros, especialistas nesse segmento, a Tecnoblu e a Vicunha, para juntos desenvolverem uma ampla pesquisa de mercado. Ao todo, o IEMI ouviu 800 consumidores de moda, de todos os perfis (idade, gênero, poder de compra, amantes ou não de moda) e regiões do país. E a partir dessa pesquisa desenhou-se o mais amplo cenário sobre o comportamento de consumo de jeanswear no Brasil, sobre o qual compartilhamos alguns resultados com exclusividade, no material disponível no questionário abaixo.

Assinatura do texto: Marcelo V. Prado é sócio-diretor do IEMI – Inteligência de Mercado, consultor de empresas, especialista em inteligência de mercado e diretor adjunto do Comitê Têxtil da FIESP e diretor de pesquisa da ABIESV. Esse artigo foi escrito em conjunto com Helen Suzuki, analista de inteligência de mercado do IEMI, com MBA em pesquisa de mercado pela USP e professora da Universidade Anhembi Morumbi (UAM-SP).

Saiba como podemos te ajudar a explorar este mercado:

Receba uma prévia do estudo preenchendo o questionário abaixo:

Conheça o estudo do Mercado Potencial de Jeanswear exclusivo IEMI.

Conheça os estudos prontos do mercado têxtil, de vestuário e cama, mesa e banho exclusivos IEMI.

Products not found

Conheça também alguns projetos de pesquisa de mercado.

Conheça outras pesquisas exclusivas IEMI.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn