

Projeto: Estudo do Potencial de Mercado para Expansão de Redes de Varejo
“O varejo vive de
Independente se uma loja se encontra em uma rua ou num centro comercial, o seu bom desempenho
depende da quantidade e da qualidade do fluxo que ela pode desfrutar por estar em um ponto de venda bem localizado.
Principal objetivo desse projeto:
Oferecer às lojas da rede a melhor localização, nos mercados de maior potencial de consumo para seus produtos, dando sustentação e garantindo performance superior a cada um dos seus pontos de venda.
Vantagens competitivas potencializadas:
Combinando recursos exclusivos de inteligência de mercado e avançadas ferramentas de geomarketing,
a solução do IEMI potencializa as vantagens competitivas da sua empresa no varejo, frente a um mercado cada vez mais concorrido.
- Maior retorno sobre o investimento (ROI)
- Consolidação de branding
- Ocupação coordenada de mercado
- Fidelização pela conveniência
- Restrição de oportunidades para a concorrência
Melhoria de performance e expansão das redes de varejo
Mercados potenciais de interesse da rede:
- Mapeia e avalia os mercados de interesse da rede, selecionando as cidades e bairros de maior potencial para a localização das novas lojas.
Pesquisa com clientes e área de influência:
- Define quem são, onde residem, como compram das lojas, principais lojas concorrentes para os mesmos produtos e onde gostariam que houvessem novas lojas, para a sua melhor conveniência.
Melhores lojas da rede:
- Avalia os indicadores de mercado que sustentam o bom despenho das lojas da rede (população, consumo potencial, fluxo de passantes dia, etc.) e define os parâmetros de seleção dos novos pontos (benchmark).
Perfil do comércio local no entorno das melhores lojas:
- Avalia a presença de concorrentes diretos e indiretos, lojas âncoras e geradores de fluxo que sustentam o desempenho potencial do comércio local (estações de metrô, trem, shoppings, faculdades, hospitais, etc.).
Avaliação dos pontos já existentes com baixo desempenho:
- Estuda os indicadores de mercado onde se localizam as lojas de baixo desempenho, determinando se atendem aos parâmetros necessários para sustentar uma boa performance para a loja, tendo como parâmetros os indicadores de mercado das melhores lojas da rede (benchmark).
Seleção de novos pontos:
- Da mesma forma, dentro dos mercados de interesse selecionados na fase 1 do projeto, são selecionados os pontos de venda de maior potencial para a expansão da rede, tendo como base de comparação, o benchmark dos demais pontos de venda da rede.
Análise da viabilidade dos imóveis já selecionados:
- Uma vez determinados os pontos e escolhidos os imóveis para a implantação da nova loja, é feito uma validação prévia da sua localização e viabilidade, em função do melhor fluxo de consumidores (lado da rua, quarteirão em que se encontra, geradores de fluxo, etc.).
Entregáveis: relatórios e análises
Estudo do mercado potencial:
- Indicadores e análises da dimensão, perfil, segmentação e evolução dos mercados de interesse e área de influência das lojas.
Pesquisa com consumidores:
- Descrição e análises do perfil, hábitos, preferências e desejos dos clientes da loja.
Parâmetros de mercado das melhores lojas:
- Definição dos indicadores de mercado ideais para a boa performance das lojas da rede.
Mapas, gráficos e indicadores de avaliação dos pontos selecionados:
- Análises, indicadores e validação do potencial de vendas dos pontos e imóveis selecionados para a localização das novas lojas.
Exemplos das análises de conteúdo e entregáveis do projeto.
Estudo de Caso: Mercado Potencial da Grande São Paulo (para uma determinada categoria de produto).
- 21,8 milhões de habitantes.
- R$ 590 gastos por habitante ano.
- 7,2 milhões de domicílios.
- R$ 1.781 gastos por domicilio ano.
- 97 shoppings centers.
- 1.565 concorrentes diretos e indiretos.
- 323 lojas de departamento (âncoras).








Fonte: IEMI e diversos.
Perfil e consumidores da rede:
- 55% com idade entre 35 e 59 anos;
- 60% são casadas ou vivendo com um companheiro;
- 48% são assalariados contra 25% de autônomos / profissionais liberais;
- 73% compraram numa loja da rede na última compra.
65% dos clientes são mulheres.
A última compra foi numa loja da rede?
Hábitos de consumo dos clientes da rede:
Parâmetros de mercado das melhores lojas da rede:
O estudo de caso avaliou cada bairro onde se localizam as melhores lojas para determinação dos indicadores de mercado que sustentam a boa performance dessas lojas (população, fluxo de pessoas, consumo potencial, etc.).
Para facilitar a análise comparativa, gera-se um gráfico que retrata em escala, o range de variação desses indicadores, buscando uma visualização mais fácil dos resultados comparativos.
Fale com um dos nossos consultores e entenda como esta solução pode seu negócio!
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