Yasuda Seguros aposta na cobertura específica para indústria calçadista

A indústria de calçados cresce expressivamente no Brasil. Pesquisa recente do Instituto de Estudo e Marketing Industrial (IEMI) revela que o país ocupa o terceiro lugar no ranking mundial de produtores de calçados. Para aproveitar esse crescimento e amparar os fabricantes da melhor maneira possível, o mercado de seguros vem lançando coberturas específicas para atender às particularidades do setor.

O seguro para as indústrias de calçados está inserido na categoria de seguros empresariais e conta com  coberturas básicas – como incêndio, vendaval, danos elétricos e roubo de bens – e específicas – como danos de fabricação, danos às mercadorias ou matérias-primas em locais de terceiros e quebra de máquinas e conta ainda com assistência 24 horas.  Na Yasuda Seguros, subsidiária da Sompo Japan Insurance Inc., a indústria segurada tem a opção de incluir as coberturas adicionais e reduzir ao máximo eventuais perdas na ocorrência de sinistros.
“Lançamos o seguro para indústrias de calçados em outubro de 2012 e, até junho deste ano, notabilizamos o aumento de 25% nos seguros de nossa carteira, e também o crescimento de 40% em prêmio emitidos em relação ao mesmo período de 2011/2012”, declara Anderson Satio, Gestor da Unidade de Produtos Compreensivos da Yasuda Seguros.
Seguro tradicional vs Seguro segmentado  – Em meio a tantas opções, vale se atentar ao custo-benefício de cada produto. “Além de comparar coberturas, limites e prêmio não podemos esquecer de verificar a amplitude das coberturas e principalmente as franquias”, destaca Satio.
O gestor usa uma analogia para explicar a importância do seguro segmentado. “É como na própria fábrica de calçados: há um tipo adequado de tênis para cada finalidade, como caminhada, lazer, prática de esportes, etc. Para a indústria, é fundamental que contrate um seguro que atenda às suas necessidades específicas”, compara.
Um Corretor devidamente cadastrado na Susep (Superintendência de Seguros Privados), órgão responsável pelo controle e fiscalização do mercado de seguros brasileiros,  poderá avaliar a contratação do seguro para indústrias calçadistas e o melhor produto, de acordo com as demandas e riscos da empresa.
Polos principais – O estado do Rio Grande do Sul concentra boa parte das empresas calçadistas de grande porte do Brasil. Na Yasuda Seguros, a região corresponde a 60% da carteira de contratação do segmento.
Tem também grande relevância o interior do estado de São Paulo, com destaque para as cidades Birigui, que é a principal produtora de calçados infantis, Franca, considerada a maior fabricante de calçados masculinos, e Jaú. “O interior de São Paulo concentra importantes polos calçadistas, todos com características distintas. A região representa 32% dos seguros para indústria calçadista da Yasuda”, afirma o executivo Anderson Satio.
>> Leia a matéria na íntegra
Fique por dentro do mercado de Moda e Decoração
>> Curta o IEMI no facebook
>> Siga o IEMI no twitter
>> Conheça nossos Produtos e Serviços

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os comentários são sujeitos a moderação antes de serem publicados. Campos obrigatórios são marcados com *.