Press Release: Em 2014, produção nacional de calçados deve crescer 3,6%, aponta IEMI

A indústria calçadista mundial, assim como outros setores produtores de bens de consumo, vem se desenvolvendo significativamente nos últimos anos. E em 2014 não será diferente, já que o setor pode esperar boas expectativas: a produção nacional em volume tende a crescer 3,6%, e o consumo aparente (resultado da produção + importação – exportação), 2,6%. Os números fazem parte do estudo “Mercado Potencial de Calçados em Geral”, elaborado pelo IEMI Inteligência de Mercado.

 Dados como a evolução do consumo aparente e da participação dos importados no suprimento do mercado interno em 2014 também foram analisados, tendo como base a evolução histórica dos principais indicadores da indústria calçadista no Brasil (produção, investimentos, capacidade instalada, contratação de mão de obra, etc.) e do próprio comércio externo brasileiro de calçados. “As expectativas são de que os artigos importados alcancem uma participação de 5,1% sobre o consumo aparente em volume de pares, e as exportações representem 14,8% da produção, quando considerados todos os grupos de calçados produzidos e consumidos no País”, afirma Marcelo Prado, diretor do IEMI.

Tendências do mercado de calçados para 2014 (1.000 pares)

Descrição

Realizado

Estimado

Evolução (%)

2009

2010

2011

2012

2013

2014 (1)

Var. 14/13

Produção

813.641

893.903

819.051

864.337

899.694

932.083

3,6%

Importação

30.362

28.680

33.991

35.643

39.151

42.988

9,8%

Exportação

126.576

142.952

112.967

113.274

122.903

138.020

12,3%

Consumo aparente

717.427

779.631

740.075

786.705

815.942

837.051

2,6%

Imp./Consumo (%)

4,2%

3,7%

4,6%

4,5%

4,8%

5,1%

Exp./Produção (%)

15,6%

16,0%

13,8%

13,1%

13,7%

14,8%

Fonte: IEMI
Nota: (1) Estimativas IEMI

  Produção e consumo mundial A produção mundial de calçados chegou a 18,8 bilhões de pares em 2012. Já o consumo foi de 16,5 bilhões, um crescimento de 2,1% em relação a 2011.

Evolução da produção e do consumo mundial

Ano

Produção

(em milhões de pares)

Evolução (%)

Consumo

(em milhões de pares)

Evolução (%)

2009

16.611

100,0%

14.877

100,0%

2010

17.592

105,9%

15.626

105,0%

2011

18.417

110,9%

16.194

108,9%

2012

18.820

113,3%

16.539

111,2%

Fontes: IEMI/World Shoe Review

  “O potencial de crescimento futuro é maior se considerarmos que a grande maioria da população mundial ainda sobrevive com baixo poder aquisitivo. Nos próximos anos, o crescimento da produção e do consumo deverá ocorrer à medida que as nações menos desenvolvidas consigam uma melhor distribuição de renda”, afirma o diretor. Em 2012 o Brasil ocupava a terceira posição no ranking de produção mundial, com participação de 4,6%, ficando atrás, somente, da China e da Índia. Todavia, a força chinesa no setor de calçados é incomparável. Afinal, o país, sozinho, detém 56% da produção e 72% das exportações mundiais em volumes de pares.

Principais produtores mundiais de calçados em 2012 (% sobre pares)

Em termos de consumo, o Brasil ocupa a quarta posição no ranking 2012 dos consumidores globais. Entretanto, o número de pares consumidos pelo brasileiro é elevado por conta da alta participação dos chinelos, que representam mais da metade dos pares consumidos. Com isso seu consumo por habitante, de 4,1 pares/ano, é 78% superior à média mundial, de 2,3 pares anuais. China, Estados Unidos e Índia ficam nas primeiras colocações. Porém, enquanto o consumo per capita dos Estados Unidos, em 2012, foi de 7,2 pares por ano, na China e na Índia foi de 1,8. O maior consumo por habitante em 2012 foi na República Tcheca, com 7,6 pares/ano.   Importação e exportação Segundo os dados da World Shoe Review e da ITC (International Trade Center), as exportações mundiais de calçados, em volumes de pares, acumularam crescimento de 13,6% entre 2009 e 2012. Em valores, o crescimento foi maior: 46% no mesmo período. Já as importações mundiais cresceram 35,3% em valores e 9,9% em volumes.  

Exportações e importações de calçados (em milhões de pares)

Ano

Exportações

Importações

Em milhões de pares

Evolução (%)

Em milhões de pares

Evolução (%)

2009

10.079

100,0%

8.345

100,0%

2010

10.987

109,0%

9.021

108,1%

2011

11.455

113,7%

9.232

110,6%

2012

11.454

113,6%

9.173

109,9%

Fontes: IEMI/ITC/World Shoe Review

 

Exportações e importações de calçados (em milhões de US$)

Exportações

Importações

Ano

Milhões de US$

Evolução (%)

Milhões de US$

Evolução (%)

2009

75.528

100,0%

80.437

100,0%

2010

88.802

117,6%

93.888

116,7%

2011

104.933

138,9%

107.286

133,4%

2012

110.254

146,0%

108.831

135,3%

Fontes: IEMI/ITC

  No ranking dos maiores exportadores mundiais, o Brasil ocupa o 10º lugar em volumes de pares e o 16º em valores em dólares, com 1% de participação no último ano. A China é líder tanto em volumes (72,4%) quanto em valores (40,2%) e o Vietnã ocupa a segunda colocação também nos dois quesitos, com 4% em volumes e 9,1% em valores. Nas importações, os Estados Unidos lideram o ranking, sendo responsáveis por 24,9% dos volumes e 22,4% dos valores adquiridos em 2012. O Japão é o segundo maior importador em volumes de pares, mas o quinto em valores. Já a Alemanha é o terceiro em volumes e o segundo em valores. A participação do Brasil ainda é pequena, posicionando-se como o 39º maior importador em volumes de pares e o 35º em valores, com apenas 0,4% de participação no comércio global em volumes e 0,5% em valores.   DADOS ADICIONAIS: Unidades produtoras De 2009 a 2013, a quantidade de unidades atuantes no setor aumentou 0,5%, com o surgimento de 41 novas unidades. Já em relação ao último ano, ocorreu uma queda de 0,7%, com destaque apenas para as empresas que atuam na produção de calçados de plástico e borracha, com alta de 7,9%. Uma característica importante do setor calçadista nacional é o fato de que ele é composto por um grande número de microempresas (89,0% com até 49 empregados), ficando as pequenas (de 50 a 249 empregados) com 8,8% e as médias (de 250 a 1.000 empregados) com 1,8%, enquanto as grandes (mais de 1.000 empregados) não passam de 0,5%. As unidades produtoras estão localizadas principalmente nas regiões Sul e Sudeste, onde se concentram 88,3% do total, ficando a região Nordeste com 8,1% e as regiões Centro-Oeste e Norte, juntas, com 3,6% do total de unidades em atividade.

Distribuição das unidades produtoras por região (%)

. Região

2009

2010

2011

2012

2013

 Norte

0,2%

0,2%

0,2%

0,2%

0,2%

 Nordeste

7,4%

7,7%

7,7%

8,0%

8,1%

 Sudeste

49,2%

48,7%

48,4%

47,0%

47,0%

 Sul

40,4%

40,5%

40,9%

41,8%

41,3%

 Centro-Oeste

2,8%

2,9%

2,8%

3,1%

3,4%

. Total

100,0%

100,0%

100,0%

100,0%

100,0%

Fontes: IEMI/RAIS

  Ocupação de pessoal Os empregos gerados pelo setor produtor de calçados somaram quase 353 mil postos de trabalho em 2013, ou o equivalente a 3,58% do total de trabalhadores alocados na produção industrial do País nesse ano. Isso vem demonstrando que, além da sua grande relevância econômica, este é um segmento de forte impacto social.

Faturamento 2013

Empregos 2013

Faturamento ind. calçados

R$ 26,8 bilhões

Pessoal ocupado ind. de calçados

353 mil empregados

Fat. ind. transformação (1)

R$ 2.219,8 bilhões

Emprego ind. transformação (1)

9.849,6 mil empregados

Rel. faturamento calçados/fat. ind. transformação (%)

1,21%

ð Participação (%)

3,58%

Fontes: IEMI/IBGE/BACEN
Nota: (1) Receita líquida e emprego da indústria de transformação. Não inclui indústria extrativa mineral e construção civil. Dados preliminares

  A região Nordeste é a maior empregadora do setor. Em 2010 ela ultrapassou a região Sul e participa com 36,1% do contingente de empregos ofertados pelo setor no Brasil em 2013. A região Sul ocupa a segunda posição, com 35,8%, seguida da região Sudeste, com 26,6%. As regiões Norte e Centro-Oeste, juntas, detêm 1,4% dos empregos da indústria brasileira de calçados. Distribuindo-se o pessoal ocupado no setor por áreas de atuação, verifica-se que 90,8% do contingente de trabalhadores atuam diretamente na produção, enquanto outros 8,1% exercem atividades administrativas e 1,1% se encarrega da comercialização.   Principais indicadores

Grandes números do setor

. Indicadores 2013 . Setor calçadista no Brasil
Número de unidades produtivas 8,1 mil empresas
Pessoal ocupado (direto e indireto)  353 mil funcionários
Produção  900 milhões de pares
Vendas R$ 26,8 bilhões
Investimentos R$ 668,6 milhões
Exportações US$ 1,1 bilhão
Importações US$ 572,4 milhões
Saldo da balança comercial US$ 522,9 milhões
Fonte: IEMI

  Informações à imprensa ADS Comunicação Corporativa Vera Santiago – veras@adsbrasil.com.br – (11) 5090-3016 Jacqueline Miranda – jacquelinem@adsbrasil.com.br – (11) 5090-3036 Nathália Chamon – nathalias@adsbrasil.com.br – (11) 5090-3042


Comentários

  1. IEMI - 3 anos atrás

    Bom dia. Temos o Mercado Potencial de Calçados Infantis. Obrigado.

  2. Adriano fernandes - 3 anos atrás

    Muito bom,vocês tem informações sobre calçados infantis especifico.
    obrigado

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