O IEMI é uma empresa de pesquisa de mercado que possui mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de pesquisas de mercado customizadas (ad hocs) quantitativas e qualitativas, explorando todos os recursos e metodologias disponíveis, de modo a estabelecer uma cobertura de 360° consolidando todas as respostas das demandas em inteligência de mercado de seus clientes, de forma concreta e eficiente.

Entre os projetos Ad Hoc mais comuns estão:

Analisamos seu posicionamento, identificamos quais e onde estão as melhores oportunidades no seu mercado e fazemos as recomendações estratégicas consolidando várias das nossas diversas expertises. Saiba mais >>

Com base em informações de mercado extraídos dos estudos do IEMI e em resultados comerciais gerados pela empresa, o IEMI oferece uma poderosa ferramenta de análise do posicionamento de mercado e desempenho comercial de seus clientes, com detalhes por estado e município do país.

Apresenta uma análise referente à concentração do varejo e da demanda potencial, nos estados e municípios do país, ou regiões de venda da empresa, detalhando o posicionamento de mercado da empresa e seu desempenho comercial, ponderando o peso dos canais de distribuição, concentração da demanda, estratificação por público-alvo, poder de compra, dentre outras variáveis relevantes. Saiba mais >>

Decisões estratégicas: Detalha o posicionamento de mercado da empresa e seu desempenho comercial.

Dimensionamento da evolução da oferta e da demanda no Brasil, a partir da avaliação do número de unidades produtoras e do pessoal ocupado, do volume e dos valores da produção e do consumo por segmentos e produtos, do comércio externo e dos canais de distribuição no país (no atacado e no varejo), das regiões de consumo, do perfil dos consumidores, dos investimentos e tendências, dentre outras informações. Saiba mais>>

Decisões estratégicas: Permite à empresa ter acesso a informações de grande relevância, essenciais para seu planejamento

Conhecer o tamanho dos mercados de atuação da sua empresa, a sua participação nestes mercados (share), comparativamente à de seus principais concorrentes, por linha de produto, segmento e canal de venda, quantidade de clientes alvos que consomem os produtos ou serviços comercializados; taxa de penetração da marca, percentual dos clientes em que a marca é a principal fornecedora, perfil e demanda potencial das empresas que não compram da marca, dentre outros indicadores relevantes; Decisões estratégicas: Permite que a empresa identifique sua participação no mercado, com quem concorre mais acirradamente e em quais circunstâncias, podendo traçar estratégias de crescimento no mercado dentro da sua carteira de clientes e na prospecção de novos; embasar ações para conquistar ou consolidar a liderança, nos diferentes segmentos de mercado. Saiba mais>>

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Identificação dos diferencias competitivos da empresa, suas vantagens e desvantagens em relação aos principais concorrentes, de forma determinar os aspectos em que ela é melhor ou pior, no que ela precisa melhorar em seus produtos e serviços, tanto em clientes, como em não clientes (prospects), sob diferentes aspectos, como a qualidade oferecida, os preços, praticados, o grau de inovação, a atratividade dos produtos, os prazos de entrega, a logística, o suporte pós-venda, o atendimento comercial, etc.

Decisões estratégicas: Permite à empresa identificar onde estão suas vantagens competitivas (forças), onde há necessidade de melhorias (fraquezas), oportunidades (necessidades não atendidas) e ameaças no mercado, visando a elaboração de estratégicas de atuação que permitam fidelizar e ampliar a sua base de clientes, preencher lacunas deixadas pelos concorrentes, além de se melhorar seu posicionamento junto ao mercado. Saiba mais>>

Levantamento de novos potenciais clientes, pré-qualificados dentro de um perfil alvo para a empresa, especificando quem é o cliente, seu perfil, volume do produto/serviço adquirido, freqüência e principais fornecedores. Saiba mais>>

Decisões estratégicas: Permite à empresa ampliar significativamente as suas chances de faturamento em curto e médio prazo, atuando de forma mais dirigida comercialmente, pela identificação de novos clientes potenciais, seu perfil e necessidades, dando suporte ao trabalho de abordagem da equipe comercial. 

Levantamento do posicionamento de preços dos produtos da marca, frente à concorrência no ponto de venda, a fim de embasar a sua gestão de portfólio de produtos e serviços, política de preços, estratégia de mix, embalagens, material de ponto de venda, incorporação de marcas licenciadas, etc. Saiba mais>>

Decisões estratégicas: Permite à empresa identificar quais são as faixas de preços (e com quais os tipos de produtos e serviços) que representam as maiores fatias do mercado (onde pode faturar mais, agregar valor), com quais concorrentes disputa em cada faixa de preço, traçando estratégias de combate e identificando oportunidades para atuar em nichos ainda não atendidos, bem como ajustar seus preços, readequando seu posicionamento de forma mais competitiva.

Entender mais a fundo os hábitos de consumo do seu público alvo (consumidores ou empresas) e o que move as suas decisões de compra. Explorando questões como: Identificação do Perfil e Características do público alvo (socioeconômico, relação com a categoria de produto/serviço, estilo de vida, hábitos, preferências) e seus Hábitos e Comportamento de Compra: motivações da compra, questões levadas em conta em sua decisão, atributos mais valorizados e etc. Saiba mais>>

Decisões estratégicas: Esse tipo de pesquisa ajuda a empresa a construir diferenciais competitivos a partir do oferecimento de produtos e/ou serviços muito mais consonantes às reais demandas do seu público alvo, permitindo-lhe um posicionamento destacado em relação aos seus concorrentes.

Conhecer o grau de satisfação dos seus clientes frente à sua marca, seus produtos e serviços, além da ocorrência de clientes e consumidores qualificados como:

  • Promotores: clientes leais que continuarão comprando e recomendando sua marca para terceiros;
  • Passivos: clientes satisfeitos, mas indiferentes, que poderiam ser facilmente conquistados pelo concorrente;
  • Detratores: clientes insatisfeitos que podem prejudicar sua marca por meio de testemunhos negativos.

Decisões estratégicas: permite à empresa identificar onde estão suas vantagens competitivas (forças), onde há necessidade de melhorias (onde estão suas fraquezas) no atendimento aos seus clientes especificamente e identificar oportunidades a serem exploradas com necessidades apontadas pelos clientes e ainda não atendidas. Saiba mais>>

Identificar qual é o grau de conhecimento da marca pelo seu público alvo (sejam empresas ou consumidores), identificando o seu posicionamento no ranking de top of mind (marca mais lembrada) e o grau de conhecimento da marca pelo público alvo (conhecem a marca quando ela é sugerida), além de uma investigação mais profunda sobre a imagem dos seus produtos e/ou serviços– atributos associados à marca; comparativo dos atributos com os concorrentes – valor percebido, qualidade e etc. Saiba mais>>

Decisões estratégicas: Esse tipo de pesquisa ajuda a empresa a conhecer de forma mais aprofundada, como ela é vista pelo mercado, por seus clientes ativos e potenciais, orientando as suas decisões estratégicas para a melhoria da sua imagem e permitindo, de forma efetiva, alcançar seus melhores resultados na área comercial.

Levantar a percepção do consumidor alvo e identificar o seu grau de aceitação e interesse em relação aos produtos e serviços já comercializados pela empresa, comparativamente aos concorrentes; bem como avaliar com antecedência as inovações, ajustando-as às necessidades do mercado, antes do lançamento.

Estes projetos exploram questões como: motivações de compra, grau de encantamento, preferências, fatores de rejeição, atributos mais valorizados no produto ou no serviço, se compraria o produto / serviço ou não e por quais motivos, que alterações o faria comprar; se pagaria o preço sugerido, o quanto estaria disposto a pagar pelo produto; se há preferência pela concorrência e os motivos; força da marca, na decisão de compra. Saiba mais>>

Decisões estratégicas: Permite que a empresa seja muito mais assertiva antes de lançar um produto ou serviço em maior escala, identificando oportunidades únicas de diferenciação e, com isso, alto potencial de faturamento para o negócio, assim como, evitar grandes prejuízos ao lançar produtos que tenham baixa aceitação.

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