Projeto apresenta roteiro de ateliês nas cidades-sedes da Copa

O lançamento do portal Fashion Culture Brasil, único projeto de moda do Eixo Brasil Criativo escolhido no concurso Cultura 2014, realizado pelo Ministério da Cultura em razão da Copa do Mundo, aconteceu na noite da última quinta-feira, 3, em Porto Alegre. O projeto tem a coordenação editorial de Nereida Michel e direção do produtor Paulo Martins, coordenadores também do Projeto Curitiba Creative Word, um “evento vitrine” da criação de moda autoral paranaense integrada à criação nacional e internacional. A dupla também é incentivadora do diálogo entre moda e cultura e da valorização da identidade local por meio de eventos e concursos.

A proposta envolve um trabalho de curadoria e pesquisa de doze jornalistas, um de cada uma das cidades sede da copa, que elaboraram um roteiro fashion dos ateliês de moda autoral que usam a cultura como fonte de inspiração, além de terem um trabalho expressivo em sua localidade e priorizarem os produtos sustentáveis. Cada cidade contemplada no portal contém um guia de eventos culturais e curiosidades da culinária regional.

Segundo Paulo, embora o projeto tenha sido elaborado com o foco na Copa do Mundo, o trabalho de garimpo de novos talentos continuará depois do mundial, com objetivo de dar espaço e visibilidade aos criadores da indústria criativa.  “Serão adicionadas as cidades que não foram sedes da Copa do Mundo e que também tenham um design autoral ou estilistas cujo trabalho tenham relevância e talento”. O evento foi realizado na sede da Contextura, das estilistas Evelise e Anne Anicet, uma das marcas gaúchas selecionada para o projeto, e contou com a presença de outros criadores participantes da iniciativa, além da jornalista responsável por Porto Alegre, Aline Ebert. (Fonte: Portal Use Fashion – 04/07/2014)

 

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