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Comportamento do Consumidor de Calçados 2022

A pesquisa apresenta uma análise completa do comportamento de compra do consumidor de calçados, baseada no relato da última compra realizada, considerando os principais aspectos relacionados às suas decisões de compra, estratificados para os diferentes perfis de compradores de calçados – Funcional, Seguidor, Independente e o Multiplicador–, sua ocorrência na população brasileira, por faixa etária, gênero e poder de compra, em todas as regiões do país.

Descrição

Realizado bienalmente, este relatório IEMI traz uma análise completa do comportamento de compra do consumidor de calçados no Brasil. Baseado no relato da última compra realizada de 1390 consumidores, mapeia fatores decisórios de compra com estratificação por perfil e por região do País, considerando: faixa etária, gênero e poder de compra. Entenda quem são os consumidores Funcionais, Seguidores, Independentes e Multiplicadores no seu setor e sua ocorrência na população brasileira.

Indicado para: empresários, investidores e gestores de empresas produtoras, redes varejistas e administradoras de marcas de calçados no Brasil.

Dúvidas? Fale com um consultor IEMI.

Conteúdo

Análise completa do comportamento de compra:

  • Fatores decisórios da última compra
  • Estratificação de perfis de compradores de calçados
  • Perfis por regiões do Brasil, incluindo faixa etária, gênero e poder de compra
  • Mapeamento dos consumidores Funcionais, Seguidores, Independentes e Multiplicadores

 

Formato

Resultados compilados em um único relatório fornecido em arquivo digital (PDF), contendo:

  • Gráficos
  • Tabelário com as informações e estatísticas utilizadas na elaboração dos relatórios, em formato editável (Excel)
  • Análises e comentários dos especialistas IEMI sobre a evolução e as tendências de comportamento dos consumidores de calçados no Brasil.

 

Consulte para receber este relatório também impresso.

 

Fonte exclusiva IEMI

  • 1.390 consumidores de ambos os sexos, com idade acima de 18 anos, de todas as classes sociais (A-E) e estados do País.

 

Suporte

Você conta com suporte IEMI para esclarecimento de dúvidas sobre os resultados apresentados, fontes e critérios utilizados nas análises e projeções do estudo.

 

Quer saber mais? Fale com um consultor IEMI.

Índice

Introdução

Notas metodológicas

1. Objetivos 2. Período 3. Abordagem 4. Pesquisados 5. Formulários 6. Tabulação e análises 7. Importante

Perfil dos consumidores

Ocorrência dos perfis nos diferentes grupos da população

1. Perfil por gênero 2. Perfil por faixa etária 3. Perfil por poder de compra 4. Perfil por região onde mora

Descrição dos perfis identificados

5. O multiplicador 6. O seguidor de moda 7. O funcional 8. O independente de moda 9. Curva de vida do produto

Diferenças de comportamento dos perfis identificados

10. Faixa de gasto por perfil 11. Perfil por poder de compra 12. Perfil por gênero 13. Perfil por faixa etária 14. Frequência de compra 15. Quantidade de pares de calçados adquiridos na última compra 16. Motivações de compra 17. Estilo do produto 18. Canal loja 18.1. Tipo e formato da loja em que comprou 18.2. O que a loja oferece 18.3. Motivos para rejeitar uma loja 19. Forma de pagamento 19.1. Número de parcelas

Comportamento de compra dos consumidores

Gênero, idade, poder de compra e região

1. Frequência de compra de calçados 2. Quantidade de pares de calçados adquiridos na última compra 3. Lembravam do valor gasto na última compra 4. Valor gasto na última compra 5. Linhas de calçados que compraram 6. Calçados femininos que foram adquiridos 7. Calçados masculinos que foram adquiridos 8. Calçados infantis-bebês que foram adquiridos 9. A quem o produto se destinava 10. Motivações de compra 11. Estilo do produto 12. Já havia visto o produto em outra oportunidade 13. Onde viu o produto 14. Após ter visto o produto, planejou comprá-lo 15. Realizou a compra do produto em época comemorativa ou promocional 16. Chegou a pesquisar na internet antes de realizar a compra 17. Itens relacionados ao produto que chegou a pesquisar na internet 18. Após a pesquisar na internet visitou alguma loja física 19. Comparou o mesmo produto em outras lojas 20. Canal de compra utilizado

Canal loja física

21. Onde está localizada a loja 22. Tipo e formato da loja em que comprou 23. Localização da loja 24. Conhecia a loja em que comprou na última vez 25. Já havia comprado nessa loja 26. Com que frequência compra nessa loja 27. Indicaria a loja para os amigos 28. O que mais o agrada em uma loja 29. Repara nas vitrines 30. Deixa de entrar na loja por causa da vitrine 31. Prefere comprar em lojas que possuem vendedores 32. Influência do vendedor da loja 33. Motivos para rejeitar uma loja

Canal internet

34. Frase que descreve o melhor hábito de compra pela internet 35. Equipamento utilizado para realizar a compra 36. Lembra qual site comprou 37. Como chegou ao site em que realizou a compra 38. Já conhecia o site em que realizou a compra 39. Já havia comprado nesse site 40. Motivos para comprar pela internet 41. Chegou a pesquisar e olhar em uma loja física antes da compra 42. Satisfação com a compra realizada 43. Compraria novamente nesse site 44. Valor do frete 45. Indicaria o site para um amigo 46. Razões para não comprar pela internet

Forma de pagamento

47. Forma de pagamento 48. Quantidade de parcelas

Relação dos consumidores com as marcas

Lembrança de marca

1. Conceitos

As marcas, as lojas e os sites

2. Marcas mais lembradas e marcas adquiridas 3. Já havia comprado dessa marca anteriormente 4. A marca foi decisiva no momento da compra 5. Pretende comprar novamente desta marca de calçado 6. Procuraria os produtos dessa marca em diferentes lojas 7. Como se sente em relação à marca adquirida 8. Motivos para comprar dessa marca 9. Atributos que mais o agradam quando compra uma marca 10. Estaria disposto a pagar mais pelo produto 11. O que faz com que você não compre determinada marca 12. Lojas mais lembradas e lojas onde as marcas foram compradas 13. Sites de pesquisa e sites em que as marcas foram compradas 14. Como se informa sobre moda

Informações adicionais