Projeto de Pricing: Estratégias de Precificação para Conquista de Market Share e Agregação de Valor

“Qual é a para o seu consumidor?"

Um dos maiores desafios das empresas é obter um posicionamento de preços onde a marca, ao mesmo tempo, “pareça barata” na visão do consumidor, e ainda assim propicie margens relevantes ao negócio. Lembrando que, parecer barato não significa ter um preço baixo, mas um valor percebido elevado junto a esse mesmo consumidor.

Principal objetivo do projeto:

Pesquisar e comparar os preços de venda nos canais do varejo e diferentes faixas de preço onde a marca compete, identificando as oportunidades de reposicionamento e requalificação de suas ofertas, aumentando o valor médio de venda dos seus produtos, ao mesmo tempo em que amplia os volumes vendidos e o market share no ponto de venda.

Vantagens competitivas potencializadas:

Combinando metodologias exclusivas de pesquisa e inteligência de mercado, com ferramentas avançadas de monitoramento de preços, a solução de Pricing do IEMI potencializa a atratividade e a agregação de valor nos canais de varejo onde a marca atua:

Como Funciona?

Posicionamento de Preços no

O projeto contempla as principais categorias de produto do mix ofertado e as marcas concorrentes mais próximas, monitorando suas lojas online e sites multimarcas relevantes para o produto.

As ferramentas de busca são configuradas de modo a permitir a leitura completa dos itens ofertados nas lojas online pesquisadas, se adequando à estrutura das plataformas de e-commerce utilizadas. 

As informações coletadas serão criticadas, tratadas e armazenadas em banco de dados a ser fornecido ao final do projeto, onde os links para cada oferta pesquisada, estarão preservados para consulta online.

A partir do banco de dados, serão realizadas análises de posicionamento da marca e identificadas as oportunidades de melhoria na estratégia de precificação de cada categoria de produto pesquisada.

Posicionamento de Preços no

Nas lojas físicas, o levantamento é presencial (store audit), a partir de um planejamento cuidadoso das praças e lojas a serem auditadas, para que contenha uma boa oferta de produtos e marcas dos concorrentes alvo.

Formulários e ferramentas de coleta serão customizados de acordo com os produtos e o tipo de loja a serem auditados, garantindo maior confiabilidade na coleta de preços no PDV.

As informações coletadas serão criticadas, transcritas e armazenadas em um banco de dados único, fornecido ao final do projeto, em formato editável para facilitar a consulta e o uso pelos executivos da empresa.

A partir do banco de dados, serão realizadas análises de posicionamento da marca e identificadas as oportunidades de melhoria na estratégia de precificação de cada categoria de produto pesquisada.

Entregáveis do Projeto

Relatórios, tabelários e bases de dados

Relatório (em formato PWP):

  • Indicadores e análises da dimensão, perfil, segmentação e evolução dos mercados de interesse e área de influência das lojas.

Base da dados (Excel):

  • Base de dados com todas as informações dos preços coletadas, por produto, marcas e lojas auditadas, incluindo links das ofertas obtidas no varejo eletrônico, para consulta e tratamento por parte dos executivos da empresa.
  • Após a finalização e entrega dos relatórios ao cliente, será realizado um WORKSHOP com os executivos da empresa para debate dos resultados, troca de experiências, percepções e recomendações estratégicas.

Modelos e Cases

Exemplos das análises de conteúdo e entregáveis do projeto

Preços médios por marca e categoria:

Marca 1#
R$ 790,51
Sua Marca
R$ 655,02
Marca 2#
R$ 457,74
Marca 3#
R$ 455,59
Marca 4#
R$ 391,21
Marca 5#
R$ 314,47

Curvas de preço frente à concorrência: (faixas de P1 a P5)

Análise de oportunidades no PDV:

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