Projeto: Estudo do Potencial de Mercado para Expansão de Redes de Varejo

“O varejo vive de

Independente se uma loja se encontra em uma rua ou num centro comercial, o seu bom desempenho
depende da quantidade e da qualidade do fluxo que ela pode desfrutar por estar em um ponto de venda bem localizado.

Principal objetivo desse projeto:

Oferecer às lojas da rede a melhor localização, nos mercados de maior potencial de consumo para seus produtos, dando sustentação e garantindo performance superior a cada um dos seus pontos de venda.

Vantagens competitivas potencializadas:

Combinando recursos exclusivos de inteligência de mercado e avançadas ferramentas de geomarketing,
a solução do IEMI potencializa as vantagens competitivas da sua empresa no varejo, frente a um mercado cada vez mais concorrido.

Melhoria de performance e expansão das redes de varejo

Mercados potenciais de interesse da rede:

  • Mapeia e avalia os mercados de interesse da rede, selecionando as cidades e bairros de maior potencial para a localização das novas lojas.

Pesquisa com clientes e área de influência:

  • Define quem são, onde residem, como compram das lojas, principais lojas concorrentes para os mesmos produtos e onde gostariam que houvessem novas lojas, para a sua melhor conveniência.  

Melhores lojas da rede:

  • Avalia os indicadores de mercado que sustentam o bom despenho das lojas da rede (população, consumo potencial, fluxo de passantes dia, etc.) e define os parâmetros de seleção dos novos pontos (benchmark).

 

Perfil do comércio local no entorno das melhores lojas:

  • Avalia a presença de concorrentes diretos e indiretos, lojas âncoras e geradores de fluxo que sustentam o desempenho potencial do comércio local (estações de metrô, trem, shoppings, faculdades, hospitais, etc.).

Avaliação dos pontos já existentes com baixo desempenho:

  • Estuda os indicadores de mercado onde se localizam as lojas de baixo desempenho, determinando se atendem aos parâmetros necessários para sustentar uma boa performance para a loja, tendo como parâmetros os indicadores de mercado das melhores lojas da rede (benchmark).

Seleção de novos pontos:

  • Da mesma forma, dentro dos mercados de interesse selecionados na fase 1 do projeto, são selecionados os pontos de venda de maior potencial para a expansão da rede, tendo como base de comparação, o benchmark dos demais pontos de venda da rede.

Análise da viabilidade dos imóveis já selecionados:

  • Uma vez determinados os pontos e escolhidos os imóveis para a implantação da nova loja, é feito uma validação prévia da sua localização e viabilidade, em função do melhor fluxo de consumidores (lado da rua, quarteirão em que se encontra, geradores de fluxo, etc.).

Entregáveis: relatórios e análises

Estudo do mercado potencial:

  • Indicadores e análises da dimensão, perfil, segmentação e evolução dos mercados de interesse e área de influência das lojas.

Pesquisa com consumidores:

  • Descrição e análises do perfil, hábitos, preferências e desejos dos clientes da loja.

Parâmetros de mercado das melhores lojas:

  • Definição dos indicadores de mercado ideais para a boa performance das lojas da rede.

Mapas, gráficos e indicadores de avaliação dos pontos selecionados:

  • Análises, indicadores e validação do potencial de vendas dos pontos e imóveis  selecionados para a localização das novas lojas.

Exemplos das análises de conteúdo e entregáveis do projeto.

Estudo de Caso: Mercado Potencial da Grande São Paulo (para uma determinada categoria de produto).

R$ 0 bilhões
Consumo no varejo local (sell out) em 2019

Fonte: IEMI e diversos.

Perfil e consumidores da rede:

  • 55% com idade entre 35 e 59 anos;
  • 60% são casadas ou vivendo com um companheiro;
  • 48% são assalariados contra 25% de autônomos / profissionais liberais;
  • 73% compraram numa loja da rede na última compra.

65% dos clientes são mulheres.

A última compra foi numa loja da rede?

Hábitos de consumo dos clientes da rede:

Confira a matéria exclusiva da Revista Costura Perfeita sobre sobre o Projeto Potencial para Redes de Varejo IEMI!

Parâmetros de mercado das melhores lojas da rede:

O estudo de caso avaliou cada bairro onde se localizam as melhores lojas para determinação dos indicadores de mercado que sustentam a boa performance dessas lojas (população, fluxo de pessoas, consumo potencial, etc.).

Para facilitar a análise comparativa, gera-se um gráfico que retrata em escala, o range de variação desses indicadores, buscando uma visualização mais fácil dos resultados comparativos.

Fale com um dos nossos consultores e entenda como esta solução pode seu negócio!

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