Mês do Consumidor e Perspectivas para o Varejo de Vestuário

Mês do Consumidor e Perspectivas para o Varejo de Vestuário

No último dia 15 de março foi o Dia do Consumidor e você sabia que o vestuário é o terceiro produto mais consumido pelas famílias brasileiras? No ano passado foram gastos R$ 224 bilhões em roupas pelos brasileiros.

Mercado

O consumo desses produtos no ano passado, mostrou uma recuperação de quase 14% sobre 2020, após ter sofrido forte redução com a pandemia e o home office, contra apenas 1,4% de crescimento no varejo em geral, quando medido em volumes físicos. Nada menos que 6 bilhões de peças de roupas foram adquiridas no varejo local, o que representou uma média de consumo em torno de 28 peças por habitante no ano. 

Comportamento do Consumidor

Considerando o último Estudo do Comportamento de Compra de Vestuário do IEMI, os consumidores adquiriram um pouco mais de 3 peças em média por compra (3,4 peças), gerando um ticket médio da ordem R$ 265.

Social Influencers

Quase 20% dos consumidores declararam terem sido impactados por influenciadores de redes socais em suas decisões de compra. Destes, 80% foram impactados por social influencers do Instagram.

Sustentabilidade

Cerca de 37% dos consumidores procuraram saber se a roupa é sustentável antes da compra. E a maioria deles (86%) estariam dispostos a pagar até 20% a mais em média por um produto comprovadamente sustentável. Esses percentuais mais do que dobraram com a pandemia e mostram o grau de sensibilidade que esse tema alcançou nas preferências dos consumidores.

Pandemia

Com a pandemia, um terço (33%) dos consumidores passaram a comprar vestuário com maior frequência pela internet. E a maioria dos consumidores acreditam que continuarão a comprar roupas com frequência pela internet em um cenário de pós-pandemia.

Estudo do Comportamento de Compra do Consumidor de Vestuário

Entenda os perfis, o comportamento e motivações dos consumidores de vestuário, sua ocorrência na população brasileira.

Abaixo seguem alguns highlights do estudo exclusivo sobre o Comportamento de Compra do Consumidor de Vestuário em 2021/2022.

Realizado bienalmente, este relatório IEMI traz uma análise completa do comportamento de compra do consumidor de vestuário no Brasil. Baseado no relato da última compra realizada com mais de 1000 consumidores, mapeia fatores decisórios de compra com estratificação por perfil e por região do País, considerando: faixa etária, gênero e poder de compra.

Imagem do produto:

Perfis identificados:

Canais do Varejo:

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O Estudo do Comportamento de Compra do Consumidor de Vestuário apresenta:

Ocorrência dos perfis nos diferentes grupos da população

1. Perfil por gênero
2. Perfil por faixa etária
3. Perfil por poder de compra
4. Perfil por região onde mora

5. O multiplicador
6. O seguidor de moda
7. O funcional
8. O independente de moda
9. Curva de vida do produto

10. Faixa de gasto por perfil
11. Perfil por poder de compra
12. Perfil por gênero
13. Perfil por faixa etária
14. Frequência de compra
15. Quantidade de peças de roupas adquiridas na última compra
16. Motivações de compra
17. Estilo do produto
18. Canal loja
18.1. Tipo e formato da loja em que comprou
18.2. O que a loja oferece
18.3. Motivos para rejeitar uma loja
19. Forma de pagamento
19.1. Número de parcelas

Gênero, idade, poder de compra e região

1. Frequência de compra de vestuário
2. Quantidade de peças de vestuário adquirida na última compra
3. Lembravam do valor gasto na última compra
4. Valor gasto na última compra
5. Linhas de vestuário que compraram
6. A quem o produto se destinava
7. Motivações de compra
8. Estilo do produto
9. Já havia visto o produto em outra oportunidade
10. Onde viu o produto
11. Após ter visto o produto, planejou comprá-lo
12. Realizou a compra do produto em época comemorativa ou promocional
13. Chegou a pesquisar na internet antes de realizar a compra
14. Itens relacionados ao produto que chegou a pesquisar na internet
15. Após a pesquisar na internet visitou alguma loja física
16. Comparou o mesmo produto em outras lojas

17. Canal de compra utilizado
18. Onde está localizada a loja
19. Tipo e formato da loja em que comprou
20. Localização da loja
21. Conhecia a loja em que comprou na última vez
22. Já havia comprado nessa loja
23. Com que frequência compra nessa loja
24. Indicaria a loja para os amigos
25. O que mais o agrada em uma loja
26. Repara nas vitrines
27. Deixa de entrar na loja por causa da vitrine
28. Prefere comprar em lojas que possuem vendedores
29. Influência do vendedor da loja
30. Motivos para rejeitar uma loja

31. Frase que descreve o melhor hábito de compra pela internet
32. Equipamento utilizado para realizar a compra
33. Lembra qual site comprou
34. Como chegou ao site em que realizou a compra
35. Já conhecia o site em que realizou a compra
36. Já havia comprado nesse site
37. Motivos para comprar pela internet
38. Chegou a pesquisar e olhar em uma loja física antes da compra
39. Satisfação com a compra realizada
40. Compraria novamente nesse site
41. Valor do frete
42. Indicaria o site para um amigo
43. Razões para não comprar pela internet

44. Venda de produtos avulsos
45. Já havia comprado produtos com revendedora
46. Com que frequência compra de revendedora
47. Por que optou por comprar de revendedora ou sacoleira
48. O que o faz rejeitar uma revendedora ou sacoleira

49. Forma de pagamento
50. Quantidade de parcelas

Lembrança de marca
1. Conceitos

As marcas, as lojas e os sites

2. Marcas mais lembradas e marcas adquiridas
3. Já havia comprado dessa marca anteriormente
4. A marca foi decisiva no momento da compra
5. Pretende comprar novamente desta marca de vestuário
6. Procuraria as peças dessa marca em diferentes lojas
7. Como se sente em relação à marca adquirida
8. Motivos para comprar dessa marca
9. Atributos que mais o agradam quando compra uma marca
10. Estaria disposto a pagar mais pelo produto
11. O que faz com que você não compre determinada marca
12. Deixaria de comprar de uma marca envolvida com o trabalho escravo
13. Lojas mais lembradas e lojas onde as marcas foram compradas
14. Sites de pesquisa e sites em que as marcas foram compradas

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