Série ‘Pé na Cova’, da TV Globo, retrata o sonho de consumo da nova classe média

No episódio do sitcom Pé na Cova, da TV Globo, na quinta-feira, dia 28 de fevereiro, a personagem Abigail, a Bibi (Lorena Comparato), mulher de Ruço (Miguel Falabella, autor e protagonista da série) conta ao marido e dono da Funerária Unidos do Irajá que tem dois sonhos de consumo: “fazer plástica nos seios e comprar muitos conjuntos de lençóis de cama”. Quando os olhos de Bibi brilharam ao imaginar uma cama liiinda  com lençóis estalando de novos, a mensagem corroborava a vida real e a tendência entre os brasileiros de cada vez mais valorizar o conforto de uma cama, mesa, banho e decoração em um lar depois de um dia estressante de trabalho.

Adorei a história e achei perfeita para fazer um paralelo com as novidades apresentadas na Texfair Home 2013, feira de lançamentos de produtos de cama, mesa, banho, cortinas, tapetes, carpetes e itens de decoração, realizada semana passada, na Vila Germânica, em Blumenau (Santa Catarina). Esta edição, com o slogan “Inovação é Sempre Tendência”, organizada em uma cidade que é um dos maiores polos têxteis do Brasil, serviu de termômetro para a febre que é medida até por institutos de pesquisas de que o (a) brasileiro (a) está batendo pernas por aí atrás dos mais lindos itens de cama, mesa, banho…. E a Texfair Home, criada há mais de 10 anos, tem o intuito de ser um centro lançador de tendências e negócios nestas áreas. Esta é chancela que o Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau, presidido por Ulrich Kuhn, quer imprimir.

O parque Vila Germânica, um dos maiores centros de exposições da região, abrigou os lounges montados por 120 representantes das indústrias dos setores têxteis e de decoração do Vale do Itajaí e do Brasil, ávidos por oferecer aos compradores seus lançamentos para 2013. Também houve a participação de expositores internacionais com forte tradição têxtil, como Portugal, Turquia, Índia e China, que contaram com o apoio de entidades de classe de peso dos respectivos países, como o CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, ASBT – Associação Empresarial Brasil-Turquia, Texprocil – The Cotton Textiles Export Promotion Council of Índia e CCIBC – Câmara de Comércio e Indústria Brasil China.

Como vimos na série da TV Globo, pesquisas do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI) mostram que o brasileiro está comprando cada vez mais produtos da indústria têxtil para o lar. O relatório final do estudo constata que: “O momento é propício para as empresas investirem no mercado interno. De 2008 a 2012, mudanças no câmbio, crescimento das importações e a queda das exportações favoreceram o consumo (aparente) interno. Houve incremento tanto no aumento da quantidade de peças consumidas como no valor gasto pelos consumidores”. O consumo de têxteis lar no Brasil, entre 2007 e 2012, cresceu 27,9% em peças e 47% em valores nominais. Em 2012, dados preliminares apontam para um movimento de 698 milhões de peças e R$ 7,5 bilhões – frente a 2011, representa alta de 3,2% em volumes e 6,2% em valores.

Gerente de marketing da Santista, Alanir Correia, nos contou que o consumidor da nova classe média “sabe valorizar o dinheiro que ganha e tem acesso a produtos de qualidade”. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e compram em 10 vezes camas box e querem lençóis de 180 a 200 fios. “A antiga classe C do Nordeste é uma das maiores consumidoras. As mulheres não compram mais apenas para o enxoval do casamento. Elas batem o olho em um produto e sacam o dinheiro da bolsa em qualquer momento”, afirmou Alanir. Os homens solteiros ou separados também estão na mira da Santista. Há coleções com estampas atemporais, padrões neutros e contemporâneos, porque eles também estão se tornando experts nesse tipo de compra de produtos como lençóis, toalhas, edredons, almofadas, tapetes, travesseiros etc…

 

>> Leia a matéria na íntegra

 

Fique por dentro do mercado de Moda e Decoração

>> Curta o IEMI no facebook

>> Siga o IEMI no twitter

>> Conheça nossos Produtos e Serviços


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os comentários são sujeitos a moderação antes de serem publicados. Campos obrigatórios são marcados com *.