Press Release: IEMI lança Relatório Setorial da Indústria Têxtil Brasileira

O IEMI – Instituto de Estudos e Marketing Industrial, especializado em pesquisas e análises do setor têxtil e de vestuário, lançará na próxima quarta-feira (21) a 13ª edição do “Relatório Setorial da Indústria Têxtil Brasileira – Brasil Têxtil 2013”, que tem como objetivo fornecer aos empresários do setor têxtil e de confecção, informações estruturais e mercadológicas sobre este segmento, um dos mais importantes da indústria de transformação do País.

No documento, totalmente elaborado, produzido e editado anualmente pelo IEMI, com o apoio institucional da Texbrasil, da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e da APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), foram analisadas as atividades dos diversos setores que compõe a Cadeia Produtiva Têxtil e Vestuário Brasileira, como os de fiação, tecelagem, malharia, beneficiamento e confecção, sua estrutura produtiva, número de empresas em atividade, pessoal ocupado, volumes e valores da produção, consumo de matérias-primas, e etc.

Além da estrutura e do desempenho da indústria nacional, o relatório também apresenta a conjuntura internacional do setor, bem como a participação do Brasil nesse cenário mundial. Posicionado entre os cinco maiores produtores globais, e o maior fora da Ásia, o Brasil se vê à frente de grandes desafios para voltar a crescer na produção de têxteis e confeccionados, a um ritmo que se aproxime ao da produção mundial que hoje, após a crise internacional de 2008, volta a apresentar taxas agregadas de expansão superiores a 6% ao ano. Como pode ser visto no relatório, o Brasil esta muito aquém desse índice.

Principais Países Produtores Mundiais de Têxteis

Para 2013, estima-se um crescimento de 2,7% em valores na produção da cadeia têxtil e uma queda de 2,1% na produção sobre toneladas. Já os indicadores setoriais do vestuário apontam um crescimento da produção de 4% em valores e uma queda de 0,8% em volume de peças.

Produção da Cadeia Têxtil Brasileira (inclui estimativas 2013)

“Estou seguro de que o Brasil não poderá abrir mão do dinamismo, da resistência e da ousadia do Setor Têxtil e Confeccionista, que além de toda a criatividade e inovação, agrega à nossa economia a cada ano, nada menos que R$ 114 bilhões em produção e 1,6 bilhões de postos de trabalho, diretos e indiretos. Sem dúvida a recuperação do PIB brasileiro, hoje com um crescimento muito pequeno, amargando taxas que variam de 1 a 2% ao ano, passa pela retomada dos investimentos e da expansão da indústria de transformação”, afirma Marcelo Prado, diretor do IEMI. “Essa expansão industrial não poderá ser consistente no longo prazo sem a retomada do crescimento da produção têxtil e confeccionista, que tanto representa para o desenvolvimento econômico e social do País” complementa.

Evolução do Emprego e do Número de Empresas no Setor Têxtil no Brasil

A importância da Cadeia Produtiva Têxtil na indústria de transformação do Brasil é demonstrada neste relatório, que destaca ainda o seu papel no desenvolvimento social, ao empregar um contingente imenso de mulheres e de profissionais com menor qualificação, e regional, uma vez que seus polos produtivos se estendem por quase a totalidade do território nacional.

Grandes números do Setor, apresentados no Brasil Têxtil 2013

Sobre o IEMI

O IEMI – Instituto de Estudos e Marketing Industrial foi criado em 1985 para atender a crescente demanda das indústrias e entidades por dados numéricos e comportamentais relativos aos seus mercados, bem como para ajudar a sustentar o planejamento de suas ações. O IEMI tornou-se a principal fonte de informações para importantes setores da economia brasileira, contribuindo para seu melhor desenvolvimento.

Site: www.iemi.com.br

 

Informações à imprensa sobre o Iemi:

ADS Comunicação Corporativa

Vera Santiago – veras@adsbrasil.com.br – (11) 5090-3016

Jacqueline Miranda – jacquelinem@adsbrasil.com,br – (11) 5090-3036

Nathália Spaolonzi Chamon – nathalias@adsbrasil.com.br – (11) 5090-3042


Comentários

  1. IEMI - 3 anos atrás

    Olá, Claudia. O Relatório Brasil Têxtil 2014 está disponível desde agosto/2014. A edição 2015 estará disponível a partir de agosto/2015.

  2. Claudia - 3 anos atrás

    Vocês já disponibilizaram o Relatório Setorial da Indústria Têxtil Brasileira - 2014?

  3. IEMI - 3 anos atrás

    Olá, Jéssica. Tudo bom?

    Agradecemos seu interesse, mas não estamos mais comercializando o Brasil Têxtil 2013, assim, já havendo a edição 2014. De qualquer forma, iremos verificar se há alguma disponibilidade em relação à este relatório 2013 em especial, caso seu interesse seja, de alguma forma, específico nesta edição.

    IEMI - Inteligência de Mercado

  4. Jéssica Elen Costa Alexandre - 3 anos atrás

    Como é possível ter acesso ao Relatório Setorial da Indústria Têxtil Brasileira – Brasil Têxtil 2013?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os comentários são sujeitos a moderação antes de serem publicados. Campos obrigatórios são marcados com *.