Press Release: IEMI lança estudo com dados inéditos do segmento de jeanswear no Brasil

Peça-chave em qualquer guarda-roupa, seja por meio de camisas, saias, calças ou bermudas, o jeans permite inúmeras combinações e está presente em todas as estações e tendências da moda. É o segmento que mais cresceu dentre todos os artigos de vestuário produzidos no país, nos últimos anos.

De 2008 a 2012 a produção de jeanswear no Brasil apresentou forte crescimento em volumes de peças confeccionadas, em ritmo superior a 6% ao ano, o que gerou expansão acumulada de 27% no período. “A partir desses dados foi possível concluir que esse crescimento superou a expansão da produção de vestuário em geral no País, que acumulou, no mesmo período, expansão acumulada de 4,1% em peças, ou 1% ao ano”, afirma Marcelo Prado, diretor do IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial), especializado em pesquisas e análises do setor têxtil e de vestuário, que acaba de lançar um estudo inédito sobre o jeanswear intitulado “Estudo do Mercado Potencial de Jeanswear no Brasil”.

Para se ter uma dimensão da representatividade desse segmento no setor de confecções, em 2012 foram produzidas 349,8 milhões de peças, representando um crescimento de  27% a mais quando comparado a 2008.

O documento apresenta números expressivos deste mercado. “O jeans sempre esteve presente em nossos estudos sobre o mercado potencial de vestuário, mas nunca havíamos desenvolvido um estudo que analisasse de forma isolada este produto. Ao longo dos últimos anos viemos separando tudo o que é confeccionado em tecidos índigo (jeanswear) do restante dos artigos do vestuário e, com isso, conseguimos uma análise profunda e individual do mercado de jeanswear no Brasil, um produto que nunca sai de moda e é sempre muito procurado”, explica Prado.

Produção e empregabilidade

O segmento de jeanswear conta com 6,2 mil empresas produtoras, que representam 22,4% do total das confecções de vestuário em geral. Essas empresas empregam 319,5 mil trabalhadores, ou seja, 26,3% do pessoal ocupado na indústria do vestuário. A sua maior concentração ocorre no Sudeste, mas possui, também, forte representação no Sul e Nordeste do País, com destaque para os estados do Paraná, Pernambuco e Ceará.

Empresas e volume de produção de jeanswear em 2012

Número de Indústrias e Produção de Jeanswear em 2012

Região

Indústrias

Participação (em %)

Produção

(em 1.000 peças)

Participação (em %)

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-oeste

Para 2013, as estimativas para a produção de jeanswear são de crescimento de 3,5%, enquanto que para o vestuário em geral são de queda de 0,8%. Com isso, a participação desse produto no mix geral do segmento de vestuário subiu de 4,7% das peças confeccionadas, para 6%. Ainda segundo o IEMI, no próximo ano as expectativas são de que este produto continue a elevar a sua participação dentro da produção da indústria nacional.

Quando analisado em valores, o jeanswear vem apresentando resultados igualmente superiores aos exibidos pela indústria do vestuário em geral.

Produção em volumes (em 1.000 peças)

Produção de Vestuário X Jeanswear (em 1.000 peças)

Estimativa

Variação

Produção de vestuário em geral(2)

5.884.403

6.124.930

6.075.930

Produção de jeanswear(3)

Partic. do jeanswear / vestuário

Notas: (1) Estimativas

(2) Inclui roupas em geral, meias e acessórios têxteis (bonés, luvas, lenços, echarpes, etc.)

(3) Inclui calças, camisas, bermudas, saias, vestidos e jaquetas confeccionados em jeans;

Produção em valores (em R$ 1.000)

Valor da Produção de Vestuário X Jeanswear (em R$ 1.000)

Estimativa

Variação

Produção de vestuário em geral(2)

67.913.109

88.907.657

92.463.963

Produção de jeanswear

3.900.750

7.061.907

7.948.396

Partic. do jeanswear / vestuário

Notas: (1) Estimativas

Importação e exportação

Mesmo com o bom desempenho da produção nacional de jeanswear, as importações do produto avançaram bastante nos últimos anos, favorecidas pela forte valorização do Real diante do dólar americano. “Isso afetou a competitividade dos produtos industrializados no país, frente aos importados”, explica Prado.

Apesar deste forte crescimento, a participação do jeanswear importado deve alcançar não mais que 6,3% do volume total consumido deste produto no país, preservando aos produtores e marcas nacionais o pleno domínio do mercado interno.

A médio prazo, com o retorno da taxa de câmbio a uma posição de maior equilíbrio, espera-se que o Brasil recupere, inclusive, a capacidade de exportar parte de sua produção, desde que ela se baseie em conceitos consistentes de marca, inovação e brasilidade. Afinal, “o Brasil ainda é muito competitivo na produção de produtos originais e diferenciados de médio e alto valor agregado, mas não tem como competir lá fora, oferecendo cópias de produtos europeus e americanos, a preços baixos. Esta estratégia hoje é privilégio dos asiáticos” conclui o diretor do IEMI.

Comércio Externo de Jeanswear (em US$ 1.000)

Importação

Exportação

Saldo