Pesquisa aponta caminhos para indústria do vestuário retomar competitividade

Após um panorama de baixo crescimento da economia brasileira, a indústria do vestuário aposta na alta produtividade, integração entre os industriais e localização estratégica do Paraná para retomar a competitividade  e o crescimento. Os pontos fortes do setor foram identificados através de uma pesquisa contratada pelos sindicatos do vestuário de todo o Estado e realizada pelo Instituto de Estudos de Marketing Industrial (IEMI). Foram ouvidas 350 indústrias paranaenses, responsáveis por 50% da produção total paranaense.

“O sul e o sudeste do país são as duas regiões com os maiores índices de consumo de vestuário. A facilidade de escoamento da produção e a proximidade destes centros são fundamentais para o desenvolvimento do setor e podem ser mais aproveitadas”, revelou o diretor do IEMI, Marcelo Villin Prado.

Para o presidente do Sindvest, Cassio Almeida, esta pesquisa ajudará as empresas a se prepararem. “A partir das informações levantadas poderemos traçar as ações que iremos realizar diante das dificuldades que já estamos enfrentando, como a entrada maciça  dos produtos importados do vestuário vindos, principalmente, da Ásia. Enfrentamos uma concorrência desleal e para superarmos este período é necessário muito planejamento”, afirmou.

O coordenador do conselho do Vestuário da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Marcelo Surek, afirmou que o mapeamento irá auxiliar a traçar um plano estratégico para o setor. “Sempre questionamos o que poderia ser feito para nos prepararmos para a concorrência internacional, que vem com muita força – principalmente pelos baixos preços. Com essas informações técnicas temos um norte que nos orientará pelos próximos anos”, avaliou.

A pesquisa será detalhada aos empresários de Maringá durante um encontro com o diretor do IEMI, Marcelo Prado, nesta quarta-feira (19), às 17h30, no Sindvest. A participação é gratuita e as inscrições devem ser realizadas pelo telefone (44) 3026-3379. Podem participar empresários do setor associados ao Sindvest.

Paraná em números

O Paraná é o quinto maior produtor do setor do vestuário do Brasil, em volume. Neste segmento, destacam-se também São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Entre 2008 e 2012, houve um aumento de 17,3% no número de empresas de vestuário em atividade (com no mínimo 5 empregados). No estado, 90% das empresas do setor são pequenas ou micro.

A produção em 2012 chegou a 541,6 milhões de peças, 8,8% da produção nacional. A linha casual é responsável por 22,5% da produção paranaense, seguida por jeanswear (19%) e promocional (15,4%). Cerca de 80% das peças são confeccionadas pelas próprias empresas, com apenas 20% de terceirização. (Fonte: O Diário – 18/03/2014)

>> Leia a matéria na íntegra

 

Fique por dentro do mercado de Moda e Decoração

>> Curta o IEMI no facebook

>> Siga o IEMI no twitter

>> Conheça nossos Produtos e Serviços


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os comentários são sujeitos a moderação antes de serem publicados. Campos obrigatórios são marcados com *.