Operação Verão: Inmetro encontra irregularidades em 2,1% dos produtos

O Inmetro realizou, entre os dias 3 e 7 de fevereiro, em todo o País, por meio de seus órgãos delegados nos estados, a primeira Operação Especial de 2014 – “Verão”, que visou fiscalizar produtos têxteis da linha de banho e moda praia comercializados em estabelecimentos formais, entre eles toalhas, roupão de banho, camisetas, bermudas, biquínis, sungas, shorts, cangas e ‘saída de praia’. Na primeira ação conjunta nacional do ano, foram realizadas 1.054 ações de fiscalização, verificando-se 562.029 produtos. O índice de irregularidade foi de 2,1% (11.897 artigos).

Foi fiscalizado o cumprimento da regulamentação, que exige que não só as roupas, mas quaisquer artigos têxteis venham com um conjunto de informações obrigatórias, como dados do fabricante ou do importador, CNPJ, país de origem, composição têxtil, cuidados de conservação e indicação de tamanho, tudo em português. Os estabelecimentos em que foram encontradas irregularidades tiveram até dez dias para apresentar defesa ao Instituto. Caso contrário, estão sujeitos às penalidades previstas na lei, com multas que variam de R$ 100 a R$ 60 mil. Como forma de ajudar a regularizar o comércio no país, os consumidores podem apresentar denúncias por meio da Ouvidoria do Inmetro, no telefone 0800-285-1818. (Fonte: Abit – 19/02/2014)

Fique por dentro do mercado de Moda e Decoração

>> Curta o IEMI no facebook

>> Siga o IEMI no twitter

>> Conheça nossos Produtos e Serviços


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os comentários são sujeitos a moderação antes de serem publicados. Campos obrigatórios são marcados com *.