Notícias: Para casa nova, consumidor quer móveis novos

 O consumo de móveis no Brasil permanece em trajetória ascendente: cresceu 4,3% em 2011 frente ao ano anterior, considerado o de melhor desempenho do mercado moveleiro. O crescimento do mercado moveleiro é altamente positivo, ainda mais se comparado ao consumo brasileiro no varejo em geral, que cresceu 1,6% no ano passado. Esses e outros dados fazem parte da pesquisa Mercado Potencial de Móveis no Brasil, realizada pelo Núcleo de Inteligência do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI).

 Três fatores contribuíram para o bom resultado obtido em 2011: o boom imobiliário dos últimos anos, a melhoria de renda do consumidor e a expansão no crédito. No caso dos móveis para escritório, o crescimento no consumo se justifica pelo surgimento e expansão de novas empresas, além da chegada das multinacionais.

“Todas as famílias, mesmo as de menor renda, quando se mudam para uma nova casa, sonham com móveis novos. Se não puderem renovar tudo, vão trocando grande parte da mobília, ambiente por ambiente”, analisa Marcelo Villin Prado, diretor do IEMI.

 

Exportação: mais peças, menor rendimento

A exportação de móveis, que no início da década de 2000 chegou a quase U$S 1 bilhão, tem perdido força nos últimos anos, devido à valorização cambial do real. A moeda nacional fortalecida tirou força da exportação, historicamente um dos principais fatores de fomento da produção de móveis do Brasil.

Em 2011, o Brasil exportou 20,8% mais peças. No entanto, o rendimento advindo com essas exportações diminuiu 3,8% (em dólares). A exportação representou 3,6% no total de peças produzidas e 4,6% da receita da indústria moveleira.

“Com o real valorizado, passamos a exportar produtos para novos mercados, como América do Sul, África, Ásia e Leste Europeu, fugindo das zonas do dólar e do euro, mas que consomem, em grande parte, produtos de menor valor agregado”, explica Marcelo Villin Prado, diretor do IEMI.

 

Informações à imprensa: ADS Comunicação Corporativa
Vera Santiago (11) 5090-3016 – veras@adsbrasil.com.br

Patrícia Fagueiro (11) 5090-3042 – patriciaf@adsbrasil.com.br

 

Fique por dentro do mercado de Moda e Decoração

>> Curta o IEMI no facebook

>> Siga o IEMI no twitter

>> Conheça nossos Produtos e Serviços


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os comentários são sujeitos a moderação antes de serem publicados. Campos obrigatórios são marcados com *.