Notícias: E como vai o Marketing na era Digital?

Por Silvia Debs Souto (Engenheira e Pós Graduada em Marketing)

Na verdade a grande pergunta é como vão as marcas e os profissionais de marketing neste mundo globalizado e digitalizado?

Vivemos uma urgência de informações e crescimento rápido do conhecimento de novas ferramentas de comercialização, métricas e controle do mundo corporativo que os profissionais e as empresas entraram num fluxo de atualização constante nunca antes visto e nunca tão necessário.

Os canais de comunicação criados através da web possibilitam hoje um contato muito mais eficiente e rápido com o consumidor e no sentido inverso também. Ai é que está a grande notícia que não é mais novidade para ninguém: A transparência de informações e comunicação com o mercado fica cada vez mais latente e necessária para que uma empresa desenvolva em seu mercado uma imagem de marca sólida, coerente e mais do que isto convincente.

O consumidor atento a tudo que está ao seu redor e com a facilidade de encontrar o que procura com alguns ‘clicks’, possui hoje o poder da escolha da marca que quer, no valor que quer e no momento escolhido. Hoje as exigências são maiores e a facilidade de compra nos diversos canais disponíveis ajuda a tomada de decisão, muitas vezes, sem ter que sair de casa.

Quem foi que criou a métrica de que para cada consumidor insatisfeito sua marca era “mal falada” para mais 11 pessoas? Pois é, esta “verdade” foi por muito tempo usada para ensinar os profissionais de marketing o que fazer e o que não fazer. O problema é que agora os 11 podem virar milhares, talvez milhões, em curtíssimo espaço de tempo.

Depois da criação das redes sociais, profissionais e de canais de comunicação como o blog, twitter e o facebook, quem quiser fazer seu negócio crescer e se entender com os novos consumidores, plugados, conhecedores dos seus direitos, rápidos, sem tempo a perder e com uma grande capacidade de gerar comunicação viral, vai ter que fazer muito mais dentro e fora do ambiente web, para não ser difamado por clientes internautas insatisfeitos.

Comunicar-se e entender de marketing digital virou uma necessidade básica a qualquer negócio, mesmo que aparentemente ainda não pareça estar difundido em todos os segmentos de mercado. Será sem dúvida um caminho sem volta para o sucesso no crescimento das vendas de qualquer empresa e na construção de marcas reconhecidas e valorizadas.

Classe de poder de consumo C (que correspondem a mais de 50% da população brasileira) já está acessando e entendendo como o comércio eletrônico funciona, suas vantagens pelo conforto de comprar sem sair de casa, além da forma de pagamento que muitas vezes é mais facilitada. Estas e algumas outras vantagens estão levando este e outros consumidores a aumentarem suas compras on-line.

Quem tem contato com crianças pequenas percebe o quanto elas já possuem uma agilidade e facilidade em comunicação virtual, e a grande pergunta para nós os profissionais de mercado é: Podemos realmente nos acomodar num mundo tão dinâmico, ou será que estamos atrasados não só em entender, mas em como implantar estes novos meios de comunicação com o mundo? Se você ainda não começou, pense bem qual é o caminho que está trilhando para sua marca!

Dentre os canais digitais atuais existe um que está chamando, já há algum tempo, a atenção dos profissionais de comunicação, propaganda e marketing, o celular. Basta pensar que hoje existe mais de um celular, em média, para cada brasileiro, e olha que estamos falando de 193 milhões de residentes no país. Quão poucas são as pessoas que hoje se deslocam sem estar com este aparelho em seus bolsos e bolsas? Quantas informações ou quantos contatos poderiam ser gerados, se aprendêssemos a tocar o ringtone certo?

Pensem nisto! As formas que temos para sensibilizar os consumidores, hoje mais do que nunca, é absolutamente criativa e ilimitada. As oportunidades de desenvolver o branding sensorial através de todas estas ferramentas também são.

Se a sua empresa possui uma marca conhecida no mundo real, pode ter certeza de que ela já é falada (bem ou mal) na internet. Não atuar neste ambiente para divulgá-la e promove-la corretamente, pode ser um grande erro de marketing.

O que estamos esperando para ganhar espaço na vida destes internautas?

 

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