Na mídia: Projeto Talk Shoe conquistou o público

Ciclo de palestras rápidas, de apenas 20 minutos, reuniu especialistas em temas como brandign, varejo e comportamento do consumidor

A proposta de proporcionar conhecimento e troca de informações de maneira rápida e objetiva conquistou o público da Francal 2012 – 44ª Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios, realizada de 26 a 29 de junho, em São Paulo/SP. Em sua primeira edição, o Talk Shoe – Palestras Objetivas, projeto da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), atraiu lojistas e expositores, que aproveitaram uma folga na agenda para ouvir especialistas falando sobre assuntos como branding, panorama do setor, consumo e trade marketing. “Acredito que o projeto superou as expectativas. Os profissionais que visitaram a Francal aderiram a essa nova proposta de promover palestras curtas, de apenas 20 minutos, com temas relevantes para o sucesso de seus negócios”, avaliou Igor Hoelscher, da Unidade de Inteligência da Abicalçados.
Na tarde desta quinta-feira, 28, o ciclo foi encerrado com as palestras Branding – Construção de marca, Marketing Experiencial na Moda, Trade Marketing – A conquista do consumidor no ponto de venda, e A proteção de marcas no Brasil e no exterior. “O calçadista precisa parar de olhar somente para o seu setor e buscar novas ideias, entender o novo consumidor, que hoje é multicanal. Esta compreensão passou a ser um desafio comum entre indústria e varejo”, disse Rubens Sant´Anna, da ESPM Sul, que falou sobre trade marketing.
O marketing experiencial foi um dos temas que chamou a atenção dos participantes. Durante a apresentação, Artur Vasconcellos, da ESPM Sul, destacou a necessidade de as lojas deixarem de ser apenas um ponto de venda para se tornarem um lugar de entretenimento. “Varejo é estímulo e resposta. Na loja, o ambiente deve estimular os cinco sentidos”. Para ele, o marketing experiencial é o cuidado com os detalhes. “E, antes de tudo, temos que lembrar que um bom atendimento ainda é luxo.”
No comando – O poder do consumidor também ganhou espaço nos debates. De acordo com Marcelo Paganini Toledo, da 3.0 Marketing e Inteligência, se todos os empresários pensassem em como consomem, entenderia melhor o cliente. “O consumidor hoje quer uma comunicação interativa. Ele compra agora sobre dois pontos de vista: boas referências, uma vez que as pessoas confiam mais nas pessoas do que nas empresas, e valor, que pode ser técnico, econômico, serviço ou social”, salientou durante a palestra O Consumidor 3.0 – Porque e como compramos na quarta-feira (27).
Guilherme Belluzzo, da Digital Marketing Consultant, reforçou o assunto na palestra Marketing Digital – Tendências que chegam na velocidade da luz. “Quem manda hoje é o cliente. Ele tem o poder na mão em função do acesso contínuo à internet. Hoje é o público quem busca a marca. Ele é mídia, é gerador de conteúdo. O público está na origem das ações”, frisou.
Parcerias – A ação contou com a parceria do Instituto de Estudos de Marketing Industrial (IEMI), Agência SPR, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Focal Pesquisas, 3.0 Marketing e Inteligência, MD Comunicação e Danemann Siemsen. O Talk Shoe teve apoio institucional da Associação Brasileira dos Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac) e das promotoras de feiras Francal e Couromoda. Também parceiro do Talk Shoe, o Grupo Sinos sorteou, a cada palestra, uma assinatura de seis meses do jornal Exclusivo + revista Lançamentos + Exclusivo On Line. Os ganhadores e os novos assinantes concorreram a quatro iPads.

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