Na mídia: Palestra aponta o novo perfil dos consumidores de têxteis-lar

Nesta edição da Texfair Home os visitantes puderam apreciar palestras com foco na evolução do consumo e no perfil dos consumidores. Ao tratar do tema ‘Mercado e comportamento de compra de cama, mesa e banho no Brasil’ o sócio-Diretor do IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial) Marcelo Villin Prado apresentou, para 60 pessoas, como as marcas e indústrias brasileiras podem conquistar mais consumidores e aumentar a qualidade de seus produtos tendo como base o novo perfil do consumidor.

 

Perfil do Consumidor

Antes do lançamento de qualquer coleção, é preciso ter conhecimento do seu público. Para exemplificar, Prado apontou os principais perfis de consumidores, maioria da classe C, que giram o mercado interno de produção no segmento de cama, mesa e banho:

  • Antenados: Representa 14% das pessoas. São jovens da classe A e B (15 a 34 anos). Apresentam um perfil de exigência, de saber o que está na moda. Gostam de adquirir  produtos diferenciados e inovadores e estão sempre por dentro do que é inovador.
  • Impulsivos: Cerca de 17% da população apresenta essa característica. Geralmente da classe B2/C (15 a 34 anos). Sempre troca um produto quando enjoa dele e quando compra, são sempre diferentes do que já tinha;
  • Conservadores: São da classe B2/C (25 a 44 anos) e representa 39% da população. Sempre escolhem os produtos que já tem e tem medo do inovador.
  • Pragmáticos: Representa 30% da população, geralmente do público B2/C (+ de 25 anos). Compra para substituir produtos velhos e desgastados.

“Ser comprados pelos dois últimos não é um sinal muito bom” declara o diretor do IEMI. Ele ainda dá a dica de que é preciso focar nos dois primeiros públicos para se ter uma estabilidade no mercado. “O perfil desse consumidor ajuda a obter os dados se uma marca está viva e forte ou em declínio e velha” finaliza.  […]

 

Leia a matéria na íntegra: http://www.textilia.net/materias/ler/eventos/texfair_home_2012/palestra_aponta_o_novo_perfil_dos_consumidores_de_texteilar

 

Fique por dentro do mercado de Moda e Decoração

Curta o IEMI no facebook

Siga o IEMI no twitter


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os comentários são sujeitos a moderação antes de serem publicados. Campos obrigatórios são marcados com *.