Na mídia: Moda de cama e mesa para os homens

Há seis anos os homens representavam apenas 6% do total de compradores do setor têxtil-home. Hoje, devido ao aumento de homens que se separam ou solteiros que resolveram morar sozinhos, e os casais homossexuais, o público masculino já soma 18% do universo de consumidores desses artigos.

Os dados são do estudo de “Comportamento de Compra do Consumidor de Cama, Mesa e Banho”, realizado pelo Núcleo de Inteligência de Mercado do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (Iemi).
Apesar do estudo mostrar que 89% dos homens ainda não decidem sozinhos pela escolha dos produtos, e que as mulheres lideram o mercado consumidor, o novo nicho já se tornou tendência.
Na Texfair Home 2012, realizada neste mês, a inspiração masculina ficou evidente nas padronagens e cores das novas coleções de fabricantes como Altenburg, Karsten, Artex, Santista, Guerreiro, Camesa, entre outros. A Coleção Blend da Altenburg, por exemplo, que mistura malha e plush em microfibra, foi criada para os homens.
De acordo com o gerente de desenvolvimento de produto da empresa, Rafael Locks, a coleção foi criada para os homens, mas agradou a ambos os sexos. Por isso, nas estampas predominam texturas e listras, com cores sóbrias. “Focamos o público masculino, que está se preocupando mais com a casa, busca um estilo mais neutro e de bom-gosto, e não é bem atendido na indústria brasileira”, disse.

Tom semelhante é apresentado na coleção da Artex, que exibe, porém, os detalhes das almofadas vermelhas. – Edson Pelene/Divulgação

Com apelo sustentável, outra coleção da Altenburg, a Bionatural – confeccionada em ecopercal, tecido que preserva, segundo o fabricante, os recursos hídricos – tem características semelhantes nos padrões e nas cores.

Extravagante, romântico, casual, contemporâneo, clean, clássico. Independentemente de qual seja o estilo da pessoa, o importante é que ela se identifique com o espaço onde mora. Para atender esse consumidor cada vez mais versátil e exigente, o setor têxtil-home recorreu a pesquisa e tecnologia e criou possibilidades de ambientes que casam com a personalidade de cada um. Cada estilo, uma tendência.
Life style – Grande parte das coleções lançadas na Texfair foram inspiradas no life style e na maioria delas é possível notar a tendência masculina.
Entre elas está a Home Life Style Artex, que apostou em quatro estilos de vida: atual, para pessoas conectadas com o moderno e o tecnológico, com desenhos unissex e cores discretas; relax, para descontraídos e despojados, lembra a vida no campo com xadrezes e florais; tendência, pessoas criativas e ousadas, tem conceito vintage em cores neutras e vibrantes; e elegance, para os mais clássicos, tem listras, poás, florais e arabescos, inspirados no neoclássico.
A  Karsten apresentou três coleções. A Coleção Karsten, com três temas: Craft Paper, que tem estampa que remete aos anos 1960, estilo masculino e formas estruturadas; Back to Classic, que é inspirada na estética escandinava dos anos 50, com desenhos em repetições gráficas incorporadas a listras, xadrezes, além de opções florais também em formas geométricas; Hidden Treasure, que é inspirada no romantismo, barroco e étnicos, com visual delicado com mini formas geométricas em composição com florais tradicionais, listras e orientais.
Durante a Texfair, a Karsten fez o pré-lançamento do Art Wall tecido decorado autoadesivo para revestimento de paredes e móveis.
Listras e florais
Os fabricantes do segmento de cama, mesa, banho e decoração mostram que tudo é possível para atender ao life style. No caso das roupas de cama, percebe-se, além dos tons urbanos, muitas listras que intercalam cores escuras e vibrantes. Os florais aparecem mais discretos, em coleções clássicas, ou combinados com listras, xadrezes e geométricos, em contemporâneas. Edredons com dupla face voltam como mais uma opção para o visual do quarto.
No banho, a sobriedade dos tons claros e escuros podem vir separados ou em composições. As coleções trazem detalhes com listras e tom sobre tom, mas florais e formas geométricas também aparecem.
As cortinas ganham papel de destaque na decoração e uma infinidade de acessórios, como metais, deixam peças mais ousadas. Também chama a atenção a combinação dos tecidos, entre eles os amadeirados em formatos futuristas. Florais e desenhos são usados para criar linhas impactantes, mas os tons sóbrios e lisos também têm espaço, em composição com tecidos como o voal.
Os tapetes com fios mais altos ganham cores neutras. As peças feitas em couro dão um ar mais nobre aos ambientes.
Leia a matéria na íntegra: http://www.dcomercio.com.br/index.php/economia/sub-menu-negocios/84654-moda-de-cama-e-mesa-para-os-homens
Fique por dentro do mercado de Moda e Decoração
Curta o IEMI no facebook
Siga o IEMI no twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os comentários são sujeitos a moderação antes de serem publicados. Campos obrigatórios são marcados com *.