Na mídia: IEMI prevê crescimento recorde da indústria moveleira no País

O Relatório Setorial da Indústria de Móveis no Brasil, realizado pelo Núcleo de Inteligência do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (Iemi), foi apresentado na manhã desta quinta-feira (05/06), durante o XXII Congresso Movergs, em Bento Gonçalves (RS). Segundo o sócio-diretor do Iemi, os dados apontam para uma produção industrial brasileira recorde no setor moveleiro em 2012. “Tivemos um desaquecimento de 2010 para cá, mas acreditamos que agora, com a queda da taxa de juros e a prorrogação da isenção do IPI por mais 90 dias, além de outras ações do governo, as indústrias de móveis vão conseguir fechar o ano no positivo”, diz. Ainda não há uma projeção em termos de números.

Conforme dados do Iemi, o consumo de móveis no Brasil cresceu 4,3% em 2011, frente a 2010, e é considerado o de melhor desempenho do mercado moveleiro. O crescimento deste mercado é positivo, ainda mais se comparado ao consumo brasileiro no varejo em geral, que cresceu 1,6% no ano passado. Para 2012, as estimativas apontam para um crescimento praticamente igual, de 4% em volumes.

Na produção, 2011 acumulou 431 milhões de peças de móveis no Brasil, registrando um aumento de 4,2% sobre 2010. Em valores, esta produção equivale a R$ 29,5 bilhões, 11,2% superior. Já a previsão para 2012 é de alta de 3,5% em peças sob o ano passado e, em valor de produção, sobe 4,1% em comparação a 2011.

O estudo do Iemi revela ainda que a produção de móveis de escritório é a que mais cresce no setor: 19% ao ano em volumes contra 6,4% dos residenciais e 4% dos colchões e cama box. “Os investimentos da construção civil em imóveis corporativos é o grande incentivador do mercado de móveis corporativos”, ressalta Prado.

Mais informações sobre o Relatório Setorial da Indústria de Móveis no Brasil, realizado pelo Núcleo de Inteligência do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (Iemi) podem ser obtidas no site www.iemi.com.br.

>> Leia a matéria na íntegra

 

Fique por dentro do mercado de Moda e Decoração

>> Curta o IEMI no facebook

>> Siga o IEMI no twitter

>> Conheça nossos Produtos e Serviços


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os comentários são sujeitos a moderação antes de serem publicados. Campos obrigatórios são marcados com *.