Na mídia: Congresso Movergs aproxima moveleiros da realidade do mercado

Palestrantes do encontro, realizado durante esta quinta-feira, ofereceram alternativas para lidar com o cenário econômico atualmente apresentado

A Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (MOVERGS) realizou, nesta quinta-feira (05), no Salão Carmenère do Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves (RS), o XXII Congresso MOVERGS. Com o tema “O mundo só vai acabar para aqueles que não estão preparados”, o encontro teve como principal objetivo preparar os empresários das indústrias de móveis para a realidade econômica, oferecendo alternativas para lidar com o cenário atualmente apresentado pelo mercado.

Palestraram aos empresários presentes o Doutor em Direito e Comunicação, Clóvis de Barros Filho, e o ex-presidente do Banco Central do Brasil, Gustavo Loyola. Além deles, o sócio-diretor do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI) e economista Marcelo Prado apresentou dados relevantes do Relatório Setorial da Indústria de Móveis no Brasil (Brasil Móveis 2012).

Prado retratou, principalmente, a evolução do mercado moveleiro no período de 2007 a 2011. Além disso, o sócio-diretor do IEMI destacou que o crescimento do setor, em 2011, comparado aos dados de 2010, foi positivo, diante do cenário econômico apresentado pelo mercado atual. “O crescimento de número de peças produzidas foi de 4,2% sobre 2010, quer dizer, os resultados foram melhores do que o esperado, ainda mais se comparados ao PIB, que teve crescimento de apenas 2,5%”, aprova.

Nos últimos quatro anos, o crescimento acumulado ao ano é de aproximadamente 6,5%, o que se traduz, segundo Prado, em um ritmo de crescimento muito além da média nacional. “Para 2012, a estimativa de crescimento é de 3,5% ao ano em volumes e de 4% ao ano em valores; índice mais comedido, devido à baixa do consumo interno, conforme percebe-se também na projeção do PIB”, relaciona.[…]

>> Leia a matéria na íntegra

 

Fique por dentro do mercado de Moda e Decoração

>> Curta o IEMI no facebook

>> Siga o IEMI no twitter

>> Conheça nossos Produtos e Serviços


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os comentários são sujeitos a moderação antes de serem publicados. Campos obrigatórios são marcados com *.