Moda íntima sinaliza leve retomada, afirma IEMI Inteligência de Mercado

Maior evento de lingerie, moda praia e fitness da América Latina, o “Salão Moda Brasil 2017” (SMB) foi realizado entre os dias 18 e 20 de junho, no São Paulo Expo. O evento apresentou os lançamentos de algumas das marcas posicionadas entre as de maior prestígio do país e lançadoras de tendências do segmento.

Especialista em estudos de mercado de moda, o IEMI Inteligência de Mercado informa que, de 2014 para cá, os setores de moda íntima, praia e fitness no Brasil, em termos agregados têm sofrido com a crise interna, tanto quanto os demais. Em melhor situação, porém, se mostra a linha íntima, que em 2017 já deve retomar os níveis de produção pré-crise. “O segmento acompanhou a tendência de todo o setor do vestuário no Brasil, que sentiu os efeitos da queda no consumo interno. Porém, em 2017 já há sinais consistentes da retomada na produção, em especial para o segmento de moda íntima, que deve atingir o maior nível de produção dos últimos quatro anos”, diz Marcelo Prado, diretor do IEMI.

O universo de empresas que participam da produção dos segmentos de moda íntima, praia e fitness, em 2016, somavam 6.937 empresas, cerca de -10,8% abaixo do que o observado em 2014, antes de o setor sentir os efeitos da crise econômica que se instalava no país à época, com o fechamento de mais de 800 unidades de produção, a maioria delas de pequeno porte.

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A seguir os grandes números dos segmentos da indústria brasileira de moda:

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Produção de moda íntima

De acordo com o mais recente estudo elaborado pelo IEMI sobre o mercado de moda íntima, em 2016 foram produzidas 778,9 milhões de peças no Brasil, 0,13% superior a 2015 e foram exportadas 7,6 milhões de peças, com um crescimento de 7,6% em relação às exportações registradas no ano anterior. Do lado das importações, por conta do câmbio e do enfraquecimento do consumo interno, observou-se um grande recuo nos volumes importados, alcançando 48,3 milhões de peças, -43,4% abaixo do volume registrado em 2015. Assim o consumo aparente brasileiro de moda íntima foi de 819,7 milhões de peças, -4,3% menor em relação a 2015.

Para 2017, as estimativas do IEMI são de que a produção se eleve 3,1% (para 803,1 milhões de peças) e a exportação avance 5,1% (7,96 milhões de peças); a importação deve cair ainda mais, -14,4% (41,3 milhões de peças).

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Este é apenas um teaser que engloba os estudos do Mercado Potencial de Moda Íntima e Meias 2017 e o estudo do Mercado Potencial de Moda Praia e Fitness 2017, estes estudos estão disponíveis e trazem uma gama de informações acerca do mercado com histórico e projeções. Fale com um consultor e saiba mais.


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