Internacionalização marca edição 2013 da Texfair Home

Blumenau recebe a partir desta terça-feira, 26, a Texfair Home 2013. O evento, considerado um dos principais encontros dos fabricantes de artigos de cama, mesa, banho e decoração do Brasil, vai até dia 1° de março e será realizado nos Pavilhões 1 e 2 do Parque Vila Germânica entre 10h e 19h. A edição deste ano contará com cerca de 120 expositores – 76 nacionais e 41 internacionais – e 300 marcas – 50 a menos do que em 2012. A estimativa é que cerca de 12 mil pessoas visitem a feira.

Composta por um completo mix de produtos, a feira apresenta os principais lançamentos de cama, mesa, banho, almofadas, edredons, mantas, tapetes, toalhas, lençóis, cortinas e acessórios, capas para sofás, cobertores, colchas, serviços americanos, tapeçarias, tecidos de decoração, carpetes, capachos, colchões, travesseiros, tecidos e plásticos, toalhas de mesa, caminhos, jogos de cozinha, roupões, confeccionados para copa, cozinhas e banheiros, artigos para praia e itens para bem-estar e conforto, entre outros.
Terá a a participação de marcas líderes do mercado como Kapazi, Altenburg, Buettner, Beija Flor, Niazitex, Coteminas, Bella Janela, Etruria, Teka, Nataluz, Corttex, DSá, Tecebem, Fibrasca e Branyl, entre outras.
Conforme Ulrich Kuhn, presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (Sintex), organizador da feira, a expectativa em relação a Texfair Home 2013 é muito positiva, já que o último ano foi desagradável para o setor. “O ano de 2012 foi um ano difícil para o setor têxtil, entre outros motivos, devido ao fechamento da Argentina, que fez as exportações caírem”, aponta. “Já em 2013 a expectativa é muito boa. Até pelo evento ser realizado no começo do ano, espera-se bons negócios. A época é mais favorável ao setor de vestuário, mas em seguida, com o varejo vendendo bem, o setor de cama, mesa e banho também será beneficiado”, completa Kuhn.
Uma das novidades desta edição é a adesão de empresas internacionais, reconhecidas exportadoras para os Estados Unidos e Europa, mercados conhecidos pelas exigências em relação à qualidade e métodos produtivos, oriundas de países com forte tradição no setor, como Portugal, Turquia, Índia e China. Elas irão apresentar produtos com alto valor agregado, como cortinas, blackouts, acessórios para cortinados, tecidos de decoração, tecidos especiais e couro sintético para móveis, rendas bordadas e tapetes, entre outros.
A participação das empresas internacionais conta com o apoio de entidades de classe dos respectivos países como o Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (Citeve), Associação Empresarial Brasil-Turquia (ASBT), The Cotton Textiles Export Promotion Council of Índia (Texprocil) e Câmara de Comercio e Indústria Brasil China (CCIBC). Vários consulados, como os da Espanha, Alemanha, Suíça, Portugal e Itália, também confirmam o apoio ao evento.
Ambiente de negócios 
Toda a concepção da Texfair Home 2013 foi pensada de forma a proporcionar aos expositores e compradores um ambiente extremamente propício para negócios, oferecendo uma completa infraestrutura de apoio e serviços.
De acordo com  Kuhn, a feira não faz avaliação de volume de negócios, por considerar que os negócios iniciam na Texfair Home, mas vão além da feira, após contatos efetuados no evento.
Com o objetivo de oferecer aos compradores novas ferramentas que possam aumentar suas vendas e competitividade, a Texfair Home também contará com uma grade de palestras gratuitas proferidas por consultores renomados como Marcelo Prado, sócio-diretor do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI), Barbara Hausmann, arquiteta proprietária da Modellare Arquitetura e professora do IBDI, e Silvio Chadad, especialista em marketing de moda.
>> Leia a matéria na íntegra
Fique por dentro do mercado de Moda e Decoração
>> Curta o IEMI no facebook
>> Siga o IEMI no twitter
>> Conheça nossos Produtos e Serviços

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os comentários são sujeitos a moderação antes de serem publicados. Campos obrigatórios são marcados com *.