Exportação chegou a mais de 113 mi de pares em 2012

Pesquisa realizada pelo Instituto de Estudos e Marketing Industrial (Iemi) identificou que o Brasil possui uma cultura exportadora de sua produção muito forte. Em 2012, o País enviou ao exterior 113.274 milhões de calçados e teve nos Estados Unidos o seu maior comprador com 12.658 milhões de pares.

O segundo maior comprador foi o Paraguai com 12.162 milhões, seguido da Argentina, França e Angola, com 10.220, 8.070 e 7.324 milhões respectivamente.

Mas não foram apenas as exportações que cresceram, no mercado interno, foi observado um crescimento no número de redes que atuam no segmento. Nos últimos quatro anos, a participação das lojas de rede cresceu de 34,1% para 39,6, de 2008 a 2012. Isso significa incremento de 23% no período analisado pelo Iemi, em volume de pares, o que consolida as lojas como o principal canal de venda de calçados. As lojas independentes cresceram 15,5% aumentando assim sua presença. (Fonte: Diário do Comércio e Indústria – 29/07/2013)

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