Exclusivo: Divulgado estudo dos canais do varejo de móveis

Recentemente apresentado ao mercado, o Estudo dos Canais do Varejo de Móveis, é uma iniciativa do Centro Gestor de Inovação Moveleiro (CGI) e do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI).

Com exclusividade o portal eMobile apresenta os principais resultados, gentilmente cedidos pelo IEMI.

Segundo o estudo, o RS é o maior estado produtor de móveis do país, com uma produção de 92 milhões de peças em 2012 (incluindo colchões), ou 18,6% do volume nacional. O Estado conta com 2,5 mil unidades produtivas (14% do total Brasil), que geram quase 43 mil empregos, ou 13% do pessoal ocupado no segmento.

O Consumo interno (aparente) de móveis, incluindo móveis residenciais e de escritório, chegou a 488,5 milhões de peças em 2012.

 

O varejo de móveis

Segundo o estudo, o Brasil possui 46 mil pontos de venda de móveis (2,6 mil deles no RS). 97,7% do volume ofertado pelo varejo foi fornecido pela indústria nacional. Para 2013 estima-se uma alta de 4,4% nas peças e 9,5% nos valores nominais, movimentando 427 milhões de peças e R$ 58,3 bilhões.

As lojas especializadas independentes ainda são o principal canal do varejo de móveis e colchões do país, com 53%das receitas geradas pelo segmento. O Rio Grande do Sul possui 2,6 mil pontos de venda que comercializam móveis, sendo 2,3 mil especializados no produto.

 

Perfil dos Canais do Varejo

– Para serem considerados neste canal, as redes precisam contar com mais de 5 lojas especializadas na venda de móveis;

– A participação dos móveis gaúchos sobre o total comercializado por este canal no varejo nacional chega a 21,2% dos volumes e 17,4% dos valores;

– As principais linhas de produtos comercializados neste canal são os dormitórios com 45% dos volumes e 40% dos valores, seguidos pelas cozinhas com 14,6% dos volumes e 10,8% dos valores;

– O tempo médio de permanência dos móveis nas lojas é de 34 dias no varejo nacional e de 27 dias quando os móveis são de origem do Rio Grande do Sul.

 

Leia a matéria na íntegra com gráficos e tabelas (portal eMobile)

 

Fique por dentro do mercado de Moda e Decoração

>> Curta o IEMI no facebook

>> Siga o IEMI no twitter

>> Conheça nossos Produtos e Serviços


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os comentários são sujeitos a moderação antes de serem publicados. Campos obrigatórios são marcados com *.