Apucarana lidera produção estadual

Apucarana se consolida como o maior polo de produção de vestuário do Paraná. É o que aponta estudo inédito desenvolvido pelo Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI), que coloca o município na liderança com 25% da produção, na frente de Cianorte (12,5%) e Maringá (11,2%). Mais de 300 empresas – de micro, pequeno, médio e grande porte – foram pesquisadas. O objetivo da pesquisa, realizada em parceria com Conselho Setorial da Indústria do Vestuário da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), é traçar um plano estratégico buscando alternativas de crescimento que alavanquem o setor.
De acordo com estudo, Apucarana concentra 14% das empresas de todo o Estado e sua capacidade de produção é de 137 milhões de peças por ano. O coordenador do conselho do Vestuário da Fiep, Marcelo Surek, faz uma boa avaliação do desenvolvimento do vestuário no município. “A grande produção não é terceirizada. As empresas produzem seu próprio produto. Isso demonstra o grau de estruturação do setor”, analisa.
Vice-prefeito de Apucarana, Junior da Femac, acredita que os números tenham sido impulsionados pela alta produção de bonés. O município é responsável pela produção de 70% do item a nível nacional. “A cada 10 bonés fabricados no Brasil, 7 são de Apucarana. Hoje, mais de 30 mil pessoas trabalham na cadeia do vestuário do município”, destaca. Na avaliação de Junior, os profissionais do ramo conseguiram aperfeiçoar o setor de boné transformando-o em um utensílio de moda.
O empresário Valdenilson Vado Domingos da Costa, presidente da Associação Nacional das Indústrias de Bonés, Camisetas, Brindes e Similares de Apucarana (Anibb), destaca a importância do estudo. “Trata-se de um levantamento inédito sobre o setor no Paraná, que mostra a força das confecções de Apucarana no cenário estadual, não apenas do boné, que é o principal produto fabricado dentro do segmento, mas também na produção de jeans, camisetas e brindes”, assinala Vado.

>> Leia a matéria na íntegra

 

Fique por dentro do mercado de Moda e Decoração

>> Curta o IEMI no facebook

>> Siga o IEMI no twitter

>> Conheça nossos Produtos e Serviços


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os comentários são sujeitos a moderação antes de serem publicados. Campos obrigatórios são marcados com *.